Beach Soccer

Capixaba é convocado para buscar o hepta com a seleção brasileira de beach soccer

Um dos jogadores que levaram a seleção brasileira de beach soccer ao hexa em 2024, capixaba volta a ser convocado para a disputa do Mundial deste ano

Brendo Chagas, da seleção brasileira de beach soccer (futebol de areia)
Brendo Chagas é jogador da seleção brasileira de beach soccer (Foto: Divulgação/Conmebol)

O ala Brendo Chagas é o único capixaba na lista de convocados da seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo de Beach Soccer, que acontece de 1º a 11 de maio, em Seychelles, na África.

Ele faz parte do grupo convocado pelo técnico Marco Octavio na terça-feira (1º) para buscar o heptacampeonato mundial.

Leia também:

Vereador de Vitória vai jogar Copa do Mundo de futebol de areia pela Itália

Morre treinador de vôlei Robinho, campeão com a seleção capixaba

Rio Branco abre venda antecipada de ingressos para a final do Capixabão; veja os valores

Sorteio dos grupos será na sexta-feira

O sorteio que definirá os grupos do Mundial de Beach Soccer será realizado na próxima sexta-feira (4), às 12 horas (horário de Brasília).

Brendo foi hexa com o Brasil em Dubai

Natural de Anchieta e revelado pelo CT Missão, que foi criado pelo craque Bruno Xavier, Brendo tem 29 anos e foi campeão da Copa do Mundo do ano passado em Dubai, nos Emirados Árabes.

Breno e Bruno Xavier com a camisa da seleção brasileira segurando as medalhas, lado a lado
Brendo e Bruno Xavier foram campeões da Copa do Mundo em 2024 (Foto: Aitor Alcalde/Fifa)

O ala capixaba, por sinal, fez um dos gols da final, quando o Brasil venceu a Itália por 6 a 4 e garantiu o hexa. Bruno Xavier também balançou as redes naquela decisão.

Agora, Brendo volta a ser convocado. Só que, agora, não mais na situação de novato em Copa do Mundo, o que aumenta a expectativa do craque.

“As expectativas são as melhores possíveis. Ser convocado pra Copa do Mundo é especial. O que vai mudar é só a experiência, não vai ser mais novidade jogar a melhor competição da modalidade”, avaliou Brendo.

Seleção busca do hepta nas areias

A seleção brasileira tem seis títulos da Copa do Mundo de Beach Soccer, no formato Fifa: 2006, 2007, 2008, 2009, 2017 e 2024. O segundo país com mais títulos é a Rússia, com três.

E a expectativa é de voltar de Seychelles com a sétima estrela no escudo da camisa amarelinha.

“Em qualquer competição o Brasil é favorito ao título. Somos o País do beach soccer. Nosso grupo é muito forte e vamos em busca do hepta”, garantiu Brendo.

Tradição capixaba na Copa do Mundo de Beach Soccer

A conquista do hexa da Copa do Mundo de Beach Soccer Fifa manteve uma tradição capixaba na seleção brasileira. Em todas as demais conquistas, sempre houve a presença de pelo menos um jogador do Espírito Santo na equipe.

Em Dubai, no ano passado, os “escolhidos” foram Bruno Xavier e Brendo, ambos do Anchieta. A dupla teve participação decisiva na semifinal, ao fazer a jogada do gol da classificação na vitória por 3 a 2 sobre o Irã, com passe de BX e gol de Brendo. E voltou a balançar as redes na decisão contra a Itália, com um gol cada.

Bruno Xavier, que já havia sido campeão da Copa do Mundo Fifa em 2017, conquistou o seu segundo título do torneio. Brendo, por sua vez, foi campeão pela primeira vez, honrando a tradição de outros capixabas campeões do torneio: Pierre, Mão, Duda, Buru e Bruno Malias.

Agora, em 2025, Brendo é o único capixaba na seleção brasileira, que sempre teve presença marcante de jogadores do Espírito Santo. Uma responsabilidade que ele aceita e acredita estar pronto para honrar a tradição.

“Representar o Espírito Santo na seleção brasileira é de extrema responsabilidade, pois vários jogadores capixabas escreveram sua história na seleção. Chegou a hora de escrever a minha história”, cravou o craque.

Ex-goleiro Mão é novidade na comissão técnica

A lista de 12 jogadores convocados divulgada pela CBF tem quatro jogadores que não estiveram na Copa do Mundo do ano passado: pivô Lucão, o fixo Antonio, o ala Benjamin Jr. e o fixo Thanger.

Outra novidade está na comissão técnica, que terá o ex-goleiro Mão. O capixaba, que fez história como um dos maiores goleiros da história da seleção brasileira de beach soccer, assume o cargo de coordenador da seleção.

A apresentação será no dia 12 de abril na Granja Comary, em Teresópolis, a “casa” da Seleção Brasileira de futebol e que, pela primeira vez na história, será a sede dos treinamentos da seleção de beach soccer.

Confira a lista dos convocados:

  • Goleiros: Bobô e Teleco
  • Fixos: Antonio, ⁠Catarino, Thanger
  • Alas: Benjamin Jr., ⁠Brendo, ⁠Filipe Silva e ⁠Mauricinho
  • Pivôs: Edson Hulk, ⁠Lucão e ⁠Rodrigo
  • Técnico: Marco Octavio