O automobilismo vem chamando atenção no âmbito nacional com o crescimento e consolidação de categorias como a Stock Car e a Endurance Brasil, além do retorno de categorias de fórmula, como a Delta, a Inter e a Fórmula 4, o que representa um bom momento do esporte.
Para o piloto capixaba Hugo Cibien, o próximo desafio na Império Endurance vai mostrar carros mais leves e possantes, o que vai chamar a atenção dos apaixonados por velocidade.
“Além de apresentar maior velocidade, os carros também estão mais leves, pesando cerca de 900 kg com 700 cavalos de potência, tornando a disputa mais acirrada e mais difícil”, destaca Cibien, empolgado com a disputa.
“Esse novo cenário exige que os autódromos se adaptem às mudanças: quanto mais rápida a categoria, mais segura deve ser a pista, contando com melhores áreas de escape, por exemplo”, completa.
Após um período em baixa, as corridas de longa duração e uma das mais velozes voltam com força total, e não é por acaso. A temporada 2022 da Império Endurance Brasil traz cada vez mais novidades para o automobilismo brasileiro na classe GT e Protótipos.
Lançamentos mundiais, carros como o protótipo JS P320 com potência aumentada em relação à classe LMP3 da Ligier, tradicional equipe francesa com longa passagem pela Fórmula 1, e o novo BMW M4 GT3, chegaram esse ano na categoria que é mais rápida do Brasil e está cada vez mais veloz com a evolução dos carros do certame. Tanto em Interlagos quanto em Goiânia, o recorde foi batido.
Em Interlagos, com o tempo de volta em 1 minuto, 26 segundos e vinte e dois milésimos, os protótipos P1 , classe de Cibien, já se aproximam dos LMP2 e já superam o recorde estabelecido por Sebastian Bourdais da antiga Fórmula 3000 – hoje rebatizada como Fórmula 2.
Na próxima etapa, que ocorre no autódromo de Santa Cruz no dia 18 de junho, Hugo Cibien volta ao seu carro original: o Sigma P1 G4, com motor V8 7.0L de 700 cavalos. “Voltamos ao Sigma P1 de quarta geração, o carro é muito rápido e vem com upgrades para próxima prova.
A evolução dos carros é uma constante, cada vez mais investimentos são feitos e novos carros chegando às equipes. O Ginetta dos Ebrahim evoluiu muito e a Ligier de Gaetano Di Mauro e Guilherme Bottura já chegou dando trabalho para os AJR e os Sigmas”.
Império Endurance Brasil
O Império Endurance Brasil teve sua origem em 2014, no Rio Grande do Sul, quando a Associação dos Pilotos de Endurance (APE) passou a organizar o Campeonato Gaúcho de Endurance.
A APE quis ir além e estabeleceu uma categoria nacional e profissional, criando em 2015 a Endurance Brasil, a exemplo das antigas categorias de longa duração que contaram com provas lendárias como as Mil Milhas de Interlagos
Em 2019 a corrida ganhou seu patrocínio máster: a cerveja Império, que consolidou o título Império Endurance Brasil.