Esportes

Capixaba Hugo Cibien corre terceira prova da Império Endurance Brasil neste sábado

Categoria mais rápida do país segue para terceira etapa do campeonato no dia 18 de junho, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul

Foto: Willian Inácio

O automobilismo vem chamando atenção no âmbito nacional com o crescimento e consolidação de categorias como a Stock Car e a Endurance Brasil, além do retorno de categorias de fórmula, como a Delta, a Inter e a Fórmula 4, o que representa um bom momento do esporte.

Para o piloto capixaba Hugo Cibien, o próximo desafio na Império Endurance vai mostrar carros mais leves e possantes, o que vai chamar a atenção dos apaixonados por velocidade.

“Além de apresentar maior velocidade, os carros também estão mais leves, pesando cerca de 900 kg com 700 cavalos de potência, tornando a disputa mais acirrada e mais difícil”, destaca Cibien, empolgado com a disputa. 

“Esse novo cenário exige que os autódromos se adaptem às mudanças: quanto mais rápida a categoria, mais segura deve ser a pista, contando com melhores áreas de escape, por exemplo”, completa.

Após um período em baixa, as corridas de longa duração e uma das mais velozes voltam com força total, e não é por acaso. A temporada 2022 da Império Endurance Brasil traz cada vez mais novidades para o automobilismo brasileiro na classe GT e Protótipos. 

Lançamentos mundiais, carros como o protótipo JS P320 com potência aumentada em relação à classe LMP3 da Ligier, tradicional equipe francesa com longa passagem pela Fórmula 1, e o novo BMW M4 GT3, chegaram esse ano na categoria que é mais rápida do Brasil e está cada vez mais veloz com a evolução dos carros do certame. Tanto em Interlagos quanto em Goiânia, o recorde foi batido. 

Em Interlagos, com o tempo de volta em 1 minuto, 26 segundos e vinte e dois milésimos, os protótipos P1 , classe de Cibien, já se aproximam dos LMP2 e já superam o recorde estabelecido por Sebastian Bourdais da antiga Fórmula 3000 – hoje rebatizada como Fórmula 2.

Na próxima etapa, que ocorre no autódromo de Santa Cruz no dia 18 de junho, Hugo Cibien volta ao seu carro original: o Sigma P1 G4, com motor V8 7.0L de 700 cavalos. “Voltamos ao Sigma P1 de quarta geração, o carro é muito rápido e vem com upgrades para próxima prova. 

A evolução dos carros é uma constante, cada vez mais investimentos são feitos e novos carros chegando às equipes. O Ginetta dos Ebrahim evoluiu muito e a Ligier de Gaetano Di Mauro e Guilherme Bottura já chegou dando trabalho para os AJR e os Sigmas”.

Império Endurance Brasil

O Império Endurance Brasil teve sua origem em 2014, no Rio Grande do Sul, quando a Associação dos Pilotos de Endurance (APE) passou a organizar o Campeonato Gaúcho de Endurance.

A APE quis ir além e estabeleceu uma categoria nacional e profissional, criando em 2015 a Endurance Brasil, a exemplo das antigas categorias de longa duração que contaram com provas lendárias como as Mil Milhas de Interlagos

Em 2019 a corrida ganhou seu patrocínio máster: a cerveja Império, que consolidou o título Império Endurance Brasil.