A primeira etapa da Império Endurance Brasil 2022, prova de longa duração e que reúne os carros mais rápidos e de mais alto nível no país, é neste sábado, dia 30 de abril, em Goiânia, com a participação do piloto Hugo Cibien na competição. Esse ano o atleta integra a equipe FTR Motorsport, na classe Protótipos P1.
Cibien passa a assumir o volante do carro Sigma P1 G4, que conta com um motor de oito cilindros em “V” de 7 litros e 700 cavalos, com aproximadamente 900kg de peso total do carro.
A equipe contará com o total de três carros no campeonato: dois Sigmas G4, na classe P1, com os pilotos Aldo Piedade Jr., Beto Ribeiro, Tiel Andrade, Erik Mayrink e Marcelo Vianna; e um MCR Grand-Am, na classe P2, pilotados por Claudio Ricci e Fernando Poeta.
A propósito, o piloto já teve contato por duas vezes com o circuito de Goiânia correndo na categoria. A primeira oportunidade foi na estreia de 2021, na classe P3, quando Cibien conquistou o segundo lugar, já a outra ocasião foi na última corrida do campeonato, em dezembro do ano passado.
Para 2022, em nova categoria e equipe, agora na P1, o grande desafio dessa primeira etapa será conhecer o carro, o comportamento dinâmico, entre outros aspectos.
“Já estamos estudando telemetria e vamos focar no acerto para corrida. Este carro, além de ser mais potente, com potência máxima em torno de 700 cavalos, e um pouco mais pesado, depende muito mais da aerodinâmica, o que muda a dinâmica de pilotagem”, conta Hugo.
Em relação a expectativa da corrida, serão 15 carros na categoria P1 na disputa pela vitória. “Vamos brigar na frente, já que é a classe de carros mais rápida da competição, mas também a maior. Confiamos no bom ritmo de corrida para lutar pelo podium ou vitória”, analisa Cibien.
Quanto ao campeonato, Hugo acredita que a disputa será acirrada, mas com boas perspectivas de título.
“A corrida em si é interessantíssima, com pilotos de alto nível como Cacá Bueno, Ricardo Maurício, Khodair e Max Wilson, além de várias classes de GT e Protótipos que trazem marcas e carros consagrados como Mclaren, Porsche, Lamborghini, Ferrar, Mercedes, Ford, Chevrolet para as pistas”, analisa o piloto.
“Vamos brigar pelo título também na categoria geral, em que todas as classes disputam, pois correm juntas, mas principalmente na classe P1, a mais rápida. A prova será intensa, os Protótipos P1 contarão com carros feitos no Brasil, como o AJR e de marcas estrangeiras, como a Ginetta e a Ligier. A equipe trabalhou muito no desenvolvimento do carro que está em sua quarta geração. Ele ficou muito rápido e com ótimo ritmo”, conclui.
Experiência na categoria
Em 2021, o piloto estreou na Império Endurance Brasil e fez parte da equipe LT Team, na categoria P3, com Luiz César Jr., chegando na última corrida da temporada posicionados na vice-liderança.
Esse ano, segue para um novo desafio. O atleta compete em nova equipe, agora com a FTR Motorsport na classe de protótipos P1, os carros mais rápidos da competição. Cibien passa a assumir o volante do carro Sigma P1.