O nadador João Luiz Gomes Júnior resolveu voltar a treinar no Espírito Santo após ficar seis anos vivendo longe de sua terra natal. A decisão ocorreu depois de o capixaba descobrir o projeto do Centro Olímpico do Espírito Santo (Coes), que vem se estruturando para receber atletas de diversas modalidades com foco nos Jogos do Rio, em 2016. O capixaba era atleta do Pinheiros, de São paulo, e ganhou motivação extra ao saber que poderia trabalhar com o técnico do Coes, Arilson Silva.
João Luiz disse ter ficado feliz em voltar para “casa”. “Fiquei muito feliz em saber que ele estava aqui, no Estado, comandando os trabalhos. Eu o procurei e começamos a ver qual seria a melhor época para eu voltar a treinar perto de casa. Depois de negociarmos tudo, vim no final de abril com toda a bagagem e sorriso no rosto”, brincou.
Alem da possibilidade de ouvir os ensinamentos do treinador que conheceu em 2008 durante a Copa do Mundo de Natação, o capixaba, de 28 anos, também comemorou o fato de poder estar perto da família.
“Passei seis anos em São Paulo e amadureci bastante. Mas estar de volta a Jacaraípe, na Serra, onde fui criado, é bom demais. Ter os amigos por perto será fundamental para minha evolução”, frisou.
O atleta da seleção brasileira de natação chegou ao Espírito Santo há três semanas, porém os treinamentos para valer vão começar agora. E com um objetivo maior: conquistar uma vaga nas Olimpíadas do Rio.
O capixaba disse estar mais amadurecido. “Alcancei o índice para os Jogos de Londres, em 2012, mas não fui para a Olimpíada porque fiquei com a terceira vaga nos 100m peito. Depois disso, passei a repensar qual seria o caminho que eu precisava trilhar para ficar com a vaga. Sei que fiz muita coisa certa no Pinheiros e só não consegui passar pela última porta. Tenho certeza que aqui no Estado vou conseguir tudo que preciso para atingir meu objetivo. Hoje, estou mais amadurecido, e isso me ajudará”, contou.
João Luiz Gomes Júnior é considerado um dos grandes nomes da natação brasileira na atualidade e a fera deu as primeiras braçadas na Aest. Depois disso, foi para o Álvares Cabral, retornou à Aest e mais uma vez voltou ao time de Bento Ferreira antes de se transferir para o Pinheiros de São Paulo.
As próximas competições de João Luiz são o Mare Nostrum (em Mônaco), o Mundial Militar (Suíça) e o Aberto da França, sendo que neste último compromisso o capixaba estará representando a seleção nacional.