Esportes

Capixaba marca de falta 'a lá Ronaldinho' e ajuda o time a se classificar na Liga dos Campeões

Murilo Henrique marcou no fim e levou o HJK os pênaltis. Ele também converteu uma das penalidades que garantiram o clube fase seguinte da 'pré-Champions'

Foto: Divulgação/HJK

Teve capixaba brilhando nos gramados do velho continente e ajudando o time a se classificar na maior competição de clubes do planeta. O lateral-esquerdo Murilo Henrique, natural de Linhares, foi decisivo para o HJK, da Finlândia, avançar para as quartas de final da fase preliminar da Liga dos Campeões da Europa 2022/2023.

O time do capixaba, no entanto, não teve vida fácil contra o RFS, da Letônia. Na última quarta-feira (06), o time finlandês havia conseguido vencer na partida de ida por 1 a 0, disputada no estádio Sonera, na Finlândia.

Leia também: Campeonato estadual de karatê é sucesso de artes marciais em Linhares

Nesta terça-feira (12), no jogo de volta, o time de Murilo teve bastante dificuldades fora de casa. No Slokas Stadium, noroeste da Letônia, os donos da casa abriram 2 a 0, placar garantia-os a classificação. 

Porém, aos 30 minutos da etapa final, o capixaba marcou em uma cobrança de falta a lá Ronaldinho Gaúcho, por baixo da barreira. Confira o registro do gol marcado pelo lateral-esquerdo.

Leia também: Etapa de Afonso Cláudio no Circuito de Montanhas está com inscrições bombando

O resultado levou a disputa da vaga para os pênaltis. Murilo não fugiu da responsabilidade, cobrou e converteu a segunda penalidade da equipe na série. No fim, o HJK venceu por 5 a 4 e se classificou para a próxima fase da ‘pré-Champions League’.

Próximo desafio

Com a classificação, o HJK já sabe quem será seu adversário na próxima fase da competição. O time finlandês terá pela frente o conhecido Viktoria Plzen, da República Tcheca. Os jogos, em princípio, estão marcados para as próximas duas terças-feiras, nos dias 19 e 26 de julho.

Assim como nesta fase de oitavas de final, o HJK faz a primeira partida em casa, no estádio Sonera, e decide a classificação fora de casa. Nesta fase classificatória, 24 equipes disputam vaga na próxima fase, com 12 times seguindo para a última fase. 

Destes 12, seis clubes se classificam para os playoffs, onde serão definidos os times que avançam para a disputa da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.

Leia também: Pouso Alegre derrota a Inter de Limeira e capixabas avançam na Série D