Esportes

Capixaba Pedrinho será o representante brasileiro no Jordan Brand Classic

O evento será realizado no dia 15 de abril, no Barclays Center, em Nova York, e apresenta em sua programação um confronto que reúne jovens atletas estrangeiros

Pedrinho deu seus primeiros arremessos no Espírito Santo e, em 2013, aos 13 anos, aceitou o convite do Joventut Badalona Foto: Divulgação

Pedro Nunes vai representar o Espírito Santo e o Brasil no Jordan Brand Classic 2016. O evento será realizado no dia 15 de abril, no Barclays Center (arena do Brooklyn Nets, da NBA), em Nova York, e apresenta em sua programação um confronto que reúne jovens atletas estrangeiros – nascidos até 2000. Pelo Jordan Brand Classic, já passaram nomes como LeBron James, Kevin Durant, Carmelo Anthony, Chris Paul, Kyrie Irving, Anthony Davis, entre outros. Olheiros do mundo todo estarão bem atentos às promessas do basquete.

O capixaba revela que realizará um sonho. “Desde 2012 eu acompanho o Jordan Classic e sempre sonhei em participar. É uma honra estar entre os selecionados, um orgulho participar e representar o Brasil nesse evento, que é uma vitrine para o basquete mundial”, afirmou o garoto, que completa 16 anos em agosto e que foi convocado para a Seleção Brasileira sub-16 no ano passado.

Pedro, ou melhor, Pedrinho, deu seus primeiros arremessos no Espírito Santo e, em 2013, aos 13 anos, aceitou o convite do Joventut Badalona (equipe que revelou nomes como Ricky Rubio e Rudy Fernández), encarando de frente o desafio de deixar a casa dos pais parar lutar pelo sonho de virar jogador profissional. Aos 15 anos, o armador é um dos destaques das categorias de base do basquete da Espanha.

“Não foi fácil sair de casa. O primeiro convite veio quando eu não tinha nem 11 anos. Eu e minha família ficamos amadurecendo a ideia e a decisão veio em 2013. Mudei toda a minha rotina, aqui na Espanha estudo em tempo integral, aprendi espanhol e catalão, treino quatro vezes por semana com o time e, em dois dias na semana, faço treinos individuais”, diz.

Pedrinho será o oitavo brasileiro a participar do evento. Em 2009, Raulzinho, que atuava pelo Múrcia (Espanha) e hoje está no Utah Jazz (NBA), foi o primeiro do país a ser convidado. Depois vieram Artur Pecos (2010), Guilherme Saad (2011), Lucas Dias (2012), Wesley Sena (2013), Lucas Siewert (2014) e Lucas Cauê, no ano passado. Pela primeira vez, vai entrar numa arena de NBA.

O atleta fala que sempre que pode, está acompanhando os jogos dos Estados Unidos. “Será uma grande emoção pisar em uma quadra da NBA. Tenho alguns sonhos. Quero defender o Brasil em competições importantes, disputar campeonatos mundiais, Olimpíadas e chegar à NBA. Tenho me dedicado ao máximo todos os dias, trabalhando duro para realizar os meus sonhos”, finaliza.

Pedro Barros Nunes (Pedrinho)
Posição: Armador
Altura e Peso: 1,97m e 90kgs
Idade: 15 anos (23.08.2000, em Vitória-ES)
Equipe atual: Joventut Badalona (Espanha)
Clubes que já defendeu: Álvares Cabral (ES), Saldanha da Gama (ES) e Vitória Basquete (ES)
Principais resultados: Quarto lugar no Campeonato Espanhol (cadete/2015), campeão do XVI Torneio Ciutat D’Esplugues sub15 (MVP da final), bicampeão do Torneio Internacional HMY Yudigar (categorias júnior e cadete), campeão do Torneio de Terrassa sub16, vice-campeão da Catalunha sub16 e vice-campeão dos Jogos Escolares da Juventude (2013 / eleito Melhor Jogador da 1ª Divisão)
Destaque: Em 2015, foi convocado para a Seleção Brasileira sub-16 para o Pré-Mundial da FIBA