Esportes

Capixaba promove evento de surf para arrecadar agasalhos e alimentos para moradores de rua

Sabendo que o inverno deste ano seria muito rigoroso, Cristiano Rosa promoveu um torneio de surf com a finalidade de arrecadar agasalhos e alimentos para moradores de rua

Ao todo, foram 120 surfistas envolvidos na campanha que teve grande repercussão em todo o município Fotos: Arquivo Pessoal

União entre esporte e solidariedade. Foi exatamente esse casamento que o surfista capixaba Cristiano Rosa Vieira fez ao reunir atletas do surf para uma bela campanha nas águas de Guarapari. Sabendo que o inverno deste ano seria muito rigoroso, Cristiano promoveu um torneio de surf com a finalidade de arrecadar agasalhos e alimentos para moradores de rua.

Ao todo, foram 120 surfistas envolvidos na campanha que teve grande repercussão em todo o município. O evento, que teve estrutura de competição estadual com muita técnica, aconteceu na manhã do último domingo (10) e foi dividido em 4 categorias: mirim, júnior, open e legends, que reuniram atletas de várias idades, inclusive, os mais antigos, que não surfavam há 15 anos.

O evento teve estrutura de competição estadual e os jurados foram bem criteriosos nas avaliações

“O foco principal na realização desse evento foi a solidariedade para com os moradores de rua. Sabemos que o inverno deste ano está sendo muito rigoroso e essas pessoas sofrem bastante por não terem agasalhos para amenizar o frio. Muitas gente nos ajudou, tais como comerciantes e moradores. Diversos voluntários trabalharam para que a estrutura fosse montada também. Foi inesquecível”, diz Cristiano.

A aceitação do torneio solidário foi tão grande que os atletas participantes reivindicaram a realização de outro. Segundo Vieira, uma nova competição com a finalidade similar está marcada para o dia 4 de setembro.

De acordo com Cristiano, uma nova competição com a finalidade similar está marcada para o dia 4 de setembro

Confira a classificação por categorias do campeonato:

Categoria mirim: 1º Emanuel Bigossi – 2º Josué Marinho – 3º Guilbert Barcelos – 4º Gustavo Peterson

Categoria júnior: 1º Roney Moledo – 2º Jeferson Sá – 3º Mateus Carciline – 4º Diego Simões

Categoria open: 1º Sandrigo Saraiva – 2º Marcelo Mesquita – 3º Cabelo Frito – 4º Marco Túlio

Categoria legend: 1º Cid Lisboa – 2º Cristiano Rosa – 3º Nivaldo Guedes – 4º Cabelo Frito

Musa do campeonato: Rafaela Gomes

Entrega dos agasalhos

A entrega dos agasalhos foi realizada durante a madrugada da última quinta-feira

Foram arrecadados 250 agasalhos e aproximadamente 300 kg de alimentos. A entrega do material arrecadado foi realizada na madrugada da última quinta-feira (13). Cristiano e mais oito surfistas saíram pelas ruas de Guarapari entregando o material aos moradores de rua. Cerca de 50 pessoas foram beneficiadas.

Veja abaixo, um vídeo do momento das entregas:

“Fazer a entrega do material foi extremamente emocionante. Poder observar aqueles olhares brilhando foi incrível. Muitas vezes, os moradores de rua se deparam com situações de destrato e violência, mas tenho certeza que esse momento ficará eternizado na vida deles. Com certeza, o momento mais bonito do campeonato foi a entrega dos agasalhos. Nós, surfistas, somos privilegiados por termos feito parte dessa campanha tão bonita”,  comenta Cristiano.

Projeto social

Cristiano surfa desde a infância e já competiu em todo o Brasil, mas o atleta faz uso também de outros esportes para fazer o bem. Além da ação do último fim de semana, o capixaba coordena um projeto social que promove aulas de muay thai e capoeira para crianças, na prainha de Olaria, periferia de Guarapari. “O objetivo do projeto é formar cidadão de valor para o mundo. Moramos numa comunidade carente, onde o futuro dessas crianças é muito comprometido com as drogas. No projeto, conseguimos abrir os olhos deles para novos horizontes e coisas do bem”, afirma o surfista.