Esportes

Capixabão 2021: Real Noroeste elimina Vitória nos pênaltis e faz a decisão com o Rio Branco VN

Time merengue faz gol cedo, vê Alvianil empatar no último lance da partida, mas nas penalidades demonstrou frieza e converteu todas as cobranças e segue em busca do título inédito

Foto: Reprodução/Facebook

O Capixabão 2021 terá uma final inédita em sua história. Em uma partida emocionante, com direito a gol no último lance e disputa por pênaltis, o Real Noroeste eliminou o Vitória e está na grande decisão do Campeonato Capixaba. Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, o time de Águia Branca venceu nos pênaltis por 4 a 2 e garantiu a vaga na final.

O adversário dos merengues capixabas na finalíssima será outro time do interior do Espírito Santo, o Rio Branco VN, que eliminou o Rio Branco neste último sábado (15).

Esta será a primeira vez na história que as duas equipes decidirão o Campeonato Capixaba. O Real, que foi vice-campeão recentemente, em 2019, tenta o primeiro título estadual de sua história. Para isso, vai ter que superar o atual campeão, que fez a melhor campanha na primeira fase e vive talvez o melhor momento de sua história, que tem apenas um título do Capixabão, justamente do ano passado.

O JOGO

Logo na primeira chegada promissora da partida, o Real aproveitou a desorganização defensiva do Alvianil para abrir o marcador. Em contra-ataque, Aloísio deu lindo passe em profundidade para Breno, que bateu com a chapa para abrir o placar. Pouco depois, o time visitante quase ampliou o marcador, mas para a sorte do Vitória o toque contra de Léo Breno bateu no travessão.

No segundo tempo, as mudanças do técnico Rodrigo César surtiram efeito e o Vitória melhorou. Mas a pressão não vinha surtindo efeito e chances claras de gol. Já os merengues capixabas criavam nos conta-ataques rápidos, em um deles Ítalo avançou com liberdade e perdeu um gol feito.

A partir dos 30 minutos, no entanto, as jogadas do time da casa passaram a fazer efeito a partir da entrada do centroavante Rael. Mas parecia que o empate não sairia, uma vez que o goleiro Waldson estava em um dia inspirado. Antes do goleiro começar as defesas milagrosas, o atacante perdeu um gol inacreditável após se atirar na finalização cruzada de  Alexandro Firmino.

A partir daí entrou em cena o arqueiro merengue. Primeiro parou a cabeçada do próprio camisa 9 do Alvianil e, em seguida, fez linda defesa em cabeceio de Edinho. Quando a partida parecia já ter o resultado final, aos 52 minutos, Tiaguinho cruzou da direita, João Paulo desviou para outro milagre de Waldson. Mas no rebote ele dividiu com o goleiro no alto e conseguiu tocar para o fundo das redes. Jogadores do Real reclamaram muito de um toque do camisa 16, mas o gol foi confirmado.

Na disputa por pênaltis, Ângelo e Rael perderam suas cobranças jogando para fora da meta. Já o Real Noroeste foi perfeito e acertou as quatro cobranças que fez, garantindo assim o time de Águia Branca na decisão em busca do título inédito.

FINAL DO INTERIOR

A grande decisão terá frente a frente duas equipes do interior do Estado. Dessa forma, as duas partidas ocorrem também longe da região da Grande Vitória. O jogo de ida das finais acontece na próxima quarta-feira (19), no José Olímpio da Rocha, em Águia Branca. Já a partida de volta será no próximo sábado (22), no Olímpio Perim, em Venda Nova do Imigrante. Os horários ainda serão confirmados pela Federação de Futebol do Espírito Santo (FES).