Nesta quinta-feira (06), as outras duas partidas válidas pelas quartas de finais do Campeonato Capixaba 2021 finalizaram os confrontos de ida válidos pelas semifinais do estadual. Mas, ao contrário dos resultados de quarta (05), os visitantes nos jogos de hoje mostraram porque foram as melhores equipes e ampliaram ainda mais a vantagem para a volta.
Jogando fora dos seus domínios, Vitória e Real Noroeste não tiveram vida fácil, mas no fim fizeram valer a superioridade técnica de seus elencos para baterem Vilavelhense e Estrela do Norte, respectivamente. Ambas os resultados, coincidentemente, terminaram em 2 a 1.
Com os triunfos, o Alvianil e os Merengues podem perder até por um gol de diferença nas partidas de volta que avançam à semifinal. A vantagem ocorre por conta das equipes terem feito campanhas melhores que os adversários na primeira fase do Capixabão 2021.
ESTRELA DO NORTE 1 X 2 REAL NOROESTE
Mal deu tempo das equipes se estudarem na partida de ida do confronto que o Real abriu o placar logo de cara. Aos três minutos de partida, Ailton fez a jogada em velocidade pela esquerda e mandou na área na cabeça de Yago que inaugurou o marcador no Sumaré.
No entanto, o time de Cachoeiro de Itapemirim não se intimidou e foi ao ataque para buscar o empate, que veio minutos depois. William Chrispim recebeu na grande área, chutou rasteiro e viu a bola beijar as duas traves. Mas Du Gaia, atento, mandou para a rede. Tudo igual.
O gol deu ainda mais coragem para os donos da casa se arriscarem. O Estrela ameaçou os merengues com Willian Saroa e Du Gaia, por pouco não virando a partida. Porém, no final da etapa inicial, Ailton fez outra grande jogada pela esquerda e cruzou na área e dessa vez Aloísio foi quem apareceu para desviar de leve e colocar o Real de novo em vantagem.
Logo no início da etapa final, os donos da casa chegaram a igualar novamente o placar, só que o árbitro anulou o gol de Carlão por uma falta de ataque do zagueiro. No decorrer da partida, a equipe visitante conseguiu se defender muito bem e neutralizar os principais pontos do adversário, mantendo a vitória.
A segunda e decisiva partida das quartas de final acontece neste domingo (09), às 15h, no Jose Olímpio da Rocha, em Águia Branca.
VILAVELHENSE 1 X 2 VITÓRIA
No Kléber Andrade, em Cariacica, a partida só foi definida nos minutos finais e teve muita emoção. No entanto, a primeira metade do jogo não empolgou muito os torcedores das duas equipes, sem grandes oportunidades de gols. Até que aos 29 minutos, Gabriel Jordan derrubou Bruno Paixão dentro da grande área e o juiz assinalou a penalidade máxima. Na cobrança Waldir Roque bateu bem e abriu o placar.
Em seguida, o time canela verde por pouco não ampliou com Thainler finalizando colocado, isso porque Paulo Henrique fez grande defesa e salvou o Alvianil. Foi o susto que o time da capital precisava para acordar no jogo. Aos 39, em jogada ensaiada, Matheus Pivô cruzou e Rael, livre, perdeu a grande chance do Vitória.
Quando o primeiro tempo iria terminar com a equipe mandante em vantagem, Edinho foi derrubado na entrada da área. Na cobrança da falta, o próprio meia colocou com categoria no contrapé do goleiro Edson Júnior e deixou tudo igual.
Na etapa final, no entanto, a partida voltou para o ritmo inicial e ficou morna. Entretanto, ficou mais pegada e alguns atletas de ambas as equipes foram amarelados. Até que aos 34 e 37 minutos, Rodrigo César fez as alterações que foram decisivas para o Alvianil sair com a vitória.
Primeiro aos 34 colocou Vitinho no lugar de Edinho, em seguida promoveu a entrada de Mariano na vaga de Gabriel Jordan. O resultado veio pouco tempo depois, mas não foi por falta de aviso, uma vez que em jogada parecida, Vitinho cobrou escanteio na cabeça de Gabriel Macedo, que parou em Edson Júnior. Mas, no tiro de canto seguinte, Vitinho dessa vez levantou na primeira trave e o volante Mariano desviou para virar e deixar o Vitória muito próximo da semifinal.
O segundo e decisivo jogo entre as equipes acontece também no domingo (09), às 18h30, no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira.