O fantasma do rebaixamento é real para o Serra. Campeão da Copa Espírito Santo do ano passado e um dos representantes do futebol capixaba na Série D do Brasileiro deste ano, o Serra vive um drama no Capixabão e pode ser rebaixado com uma rodada de antecedência.
Na noite desta quarta-feira (21), o tricolor serrano perdeu de virada para o Porto Vitória por 2 a 1, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na abertura da oitava e penúltima rodada da fase de classificação. Um péssimo resultado para o Cobra-Coral, que permanece na vice-lanterna, com apenas quatro pontos.
O Serra estará rebaixado ainda nesta rodada caso o Rio Branco de Venda Nova, oitavo colocado, com seis pontos, derrote o lanterna Estrela na próxima segunda-feira, no Sumaré, no encerramento da rodada. Empate ou vitória do Estrela mantêm vivas as esperanças do tricolor serrano até a última rodada, quando recebe o Estrela no Robertão.
Do outro lado, o Porto Vitória se recuperou da derrota sofrida em casa para o Real Noroeste (2 a 0) na rodada passada e abriu a oitava rodada assumindo a vice-liderança, agora com 15 pontos, um ponto a menos do que o Rio Branco.
Já classificado para as quartas de final, o Porto está perto da garantir a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols na fase de mata-mata.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Esportes no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O primeiro tempo começou com muitos erros de passe e poucas jogadas perigosas. Quando acertou a primeira jogada, o Serra abriu o placar. Aos 16 minutos, Zé Gatinha chutou e o goleiro George defendeu. No rebote, porém, Gugu aproveitou e fez 1 a 0.
Aos 41, o atacante Klysman recebeu cruzamento e cabeceou firme, mas o goleiro Robert fez boa defesa e impediu o empate.
VEJA OS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA:
O segundo tempo começou com o Porto Vitória acelerado. E antes dos 10 minutos, o goleiro Robert já havia feito pelo menos três grandes defesas. Mas ele não conseguiu impedir o gol de Ferrugem, desviando cobrança de falta de Jefferson. Logo depois, aos 14, Robert apareceu bem de novo para evitar a virada em lance individual de Hítalo.
Abalado, o Serra demorou a voltar ao jogo. Mas chegou com perigo por três vezes, com Gugu cobrando falta, aos 29, e com chute de fora da área de Zé Gatinha, aos 33. Aos 40, Gugu acertou a trave. Porém, aos 43, o drama serrano aumentou. Em cobrança de escanteio, o goleiro Robert, que vinha fazendo ótima partida, se enrolou ao tentar cortar o cruzamento e a bola sobrou nos pés do zagueiro Ferrugem, que chutou de primeira e virou o placar para o Porto Vitória.
PORTO VITÓRIA 2 X 1 SERRA
ESTÁDIO: KLEBER ANDRADE
PORTO VITÓRIA: George; Gil Bahia, Ferrugem, Coltro e Laílson (Dijalma); Bebeto (Marco Antônio), Jefferson, Hítalo, Klysman (Elton Martins); Rick Sena (Alisson) e Wanderson (Jarles Baiano). Técnico: Alexandre Grasseli
SERRA: Robert; Cássio (Alex Santos), Matheus Vila, Lucas Sérgio e Lucas Capixaba (Raphael); Kauê (Mikael), Thiago, Zé Gatinha; Luan (Diego Mocó), Gugu e Igor (Filipinho). Técnico: Ney Barreto
GOLS: primeiro tempo — Gugu, aos 16 minutos. Segundo tempo — Ferrugem, aos 10 e aos 43 minutos
ÁRBITRO: Davi de Oliveira Lacerda
CARTÃO VERMELHO: Alex Santos
RENDA E PÚBLICO: não disponíveis