Mais de 30 atletas do Espírito Santo viajam nesta quinta-feira (15) para representar o Estado no 26º Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan. A competição nacional acontece neste final de semana, na cidade de Indaial, em Santa Catarina.
A delegação capixaba que vai disputar o torneio é composta de 33 caratecas de cidades como Cariacica, Vila Velha, Aracruz, Linhares, entre outras. Desse total, um paratleta portador de necessidades especiais também viaja para competir.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O presidente da Confederação Brasileira de Karatê, Michel Cutis, destacou que esta será a primeira vez de muitos atletas no Campeonato e tem gerado ansiedade por parte dos mais jovens.
“A garotada está bastante empolgada, têm aqueles que nunca viajaram de avião que são de bairros mais humildes. É uma experiência legal para essas crianças, muitos saindo do Espírito Santo para competir pela primeira vez. Mas todos se prepararam bem e a expectativa é grande”, afirmou.
Um dos competidores que marcará presença no Campeonato Brasileiro é Arthur Borchart Machado, de 9 anos. Apesar da pouca idade, o carateca vem se destacando no esporte. No mês de agosto, ele participou do Estadual e terminou na 3ª colocação na categoria faixa branca/amarela.
O pai de Arthur, Rodrigo Machado, sempre acompanha o filho de perto nas competições, mas dessa vez não vai conseguir estar presente e quem irá acompanhar será a mãe. No entanto, ele acredita no bom resultado do filho e sonha em ver o carateca disputar o Mundial, que acontece em solo capixaba em 2023.
“O Arthur vem treinando forte para esse campeonato nacional. A expectativa é boa para que ele consiga uma boa colocação no Brasileiro. Vai ser a primeira competição dele fora do Estado e dependendo da colocação dele queremos vê-lo competir no Mundial, ano que vem, aqui no Espírito Santo”, declarou.
Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan
O 26º Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan começa nesta sexta-feira (16) e vai até o próximo domingo (18). A delegação capixaba, que tem o sensei João Santos, como chefe de delegação e o sensei Natalino Parteli, como técnico, retorna ao Estado na segunda-feira (19), com a esperança de trazerem consigo muitas medalhas na bagagem.
LEIA TAMBÉM:
>> Neymar ironiza cartão recebido após comemoração: ‘Futebol cada vez mais chato’
>> CBF desmente informação que sondou Fernando Diniz para suceder Tite na seleção