André Stein já tem uma linda história pra contar de Santiago, no Chile. Foi lá que ele passou a lua de mel com a esposa, Vitória, em 2019. Mas o último capítulo dessa história de amor com a cidade será escrito nesta sexta-feira (27), na final do torneio de vôlei de praia do Pan de Santiago.
Na noite desta quinta-feira (26), o capixaba de 2,01m de altura passou pela semifinal do torneio e manteve a esperança de uma medalha de ouro. Para isso, ele e o paraibano George venceram os primos chilenos Esteban e Mauricio Grimalt por 2 sets a 0 (21 a 11 e 21 a 18), na melhor atuação da dupla brasileira no torneio até aqui.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Na sexta-feira, André e George disputam o ouro às 19 horas (horário de Brasília) contra os cubanos Alayo e Díaz, que também na quinta venceram os americanos Webber e Smith por 2 sets a 0 (21 a 15 e 21 a 13). Curiosamente, os cubanos estavam no grupo da dupla brasileira na primeira fase e venceram o confronto entre eles por 2 sets a 1.
“Esse lugar é cada vez mais especial pra mim! Eu passei minha lua de mel aqui, em 2019! Vamos fazer essa final que é muito especial. Vamos buscar esse ouro aí”, afirmou André Stein.
Contra os donos da casa, André e George enfrentaram também a pressão da torcida, que fez bastante barulho. No entanto, a principal dupla do País na atualidade conseguiu impor o seu jogo.
“Foi lindo de ver. Os primos (Grimalt) têm uma história de mais de 10 anos e são referência. Foi uma pressão muito grande. Só que a gente aproveitou que eles também sentiram a pressão. Eles ficaram um pouco travados e fomos pra uma estratégia que deu muito certo de ir para os Esteban. Deu certo. Tô feliz demais! O George jogou demais, foi o nome do jogo”, elogiou André.
Com a classificação para a final, André Stein, 29 anos, já é o segundo medalhista capixaba em Pans no vôlei de praia masculino. O primeiro foi Alison Cerutti, medalha de ouro na edição de Guadalajara/2011 junto com o paranaense Emanuel. Entre as mulheres, Larissa foi campeã no Rio/2007 e em Guadalajara/2011, e bronze em Santo Domingo/2003; e Lili foi medalha de bronze em Toronto/2015.
Campeão mundial em 2017, quando tinha apenas 22 anos, André Stein forma com George a dupla favorita do Brasil na corrida pela classificação olímpica para Paris/2024.