Esportes

Capixabas pedalam mais de 500 quilômetros para correr a Maratona do Rio

Trio de atletas capixabas vai de bike de Serra ao Rio, num desafio de resistência e com objetivo de defender a bicicleta como forma de mobilidade urbana

Foto: Acervo pessoal
Felipe Annunciato, Tiago Emerich e Lucas Pinheiro: de bike de Serra ao Rio para correr uma maratona

Um trio de atletas capixabas de alto nível encarou um desafio de tirar o fôlego. Os capixabas Tiago Emerich e Lucas Pinheiro, além do paulista radicado no Estado Felipe Annunciato participam da quarta edição do Desafio Rio Bike Run.

Reunindo as modalidades de ciclismo e corrida de rua, os competidores pedalaram mais de 500 quilômetros, largando na quarta-feira (29), do município de Serra, no Espírito Santo, e indo até o Rio de Janeiro, onde chegaram na sexta-feira (31). E após a saga, eles ainda vão correr os 42,195km da tradicional Maratona do Rio, que acontece no domingo (2).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Idealizador do Desafio Rio Bike Run, o educador físico e personal trainer Tiago Emerich destaca a motivação de participar de uma prova tão exaustiva, além de ressaltar a importância da bicicleta como veículo de mobilidade urbana.

“Será praticamente uma semana dedicada ao esporte, à vivência, à superação e ao bom preparo físico. A ideia é realmente trabalhar essa conscientização sobre a importância de nos manter saudáveis para conseguir aproveitar a vida. Eu costumo dizer que o veículo do futuro já existe, que é a bicicleta, que não gasta energia nenhuma, nem elétrica, nem solar. Então a gente aprende a utilizar a nossa própria energia, a nossa força e nos manter bem preparados. A bicicleta é uma ferramenta bacana na qualidade de vida. E chegar no Rio de Janeiro pedalando é uma sensação mágica”, explica Emerich.

Foto: Acervo pessoal
O trio na estrada a caminho do Rio de Janeiro

Participando pela primeira vez do desafio, Lucas Pinheiro é triatleta e treinador de triatlo, além de ter sua formação feita nos Estados Unidos. O capixaba acredita que esta será a maior competição de sua vida em cima de duas rodas.

“Sou apaixonado por esse esporte, amo pedalar, e além de tudo, também gosto de correr, nadar, mas acredito que o ciclismo aí é minha paixão. Essa ida ao Rio de Janeiro de bike vai ser a maior aventura que eu tenha feito em cima de uma bicicleta. Estou muito ansioso, empolgado e, além de tudo, como sou atleta, competidor, estou levando essa aventura aí como parte do meu treinamento também”, revela.

REFERÊNCIA NO TRIATLO

Felipe Annunciato, de 33 anos, é nascido em Sorocaba (SP) e mora em Vitória há 10 anos. Pai da pequena capixaba Maia, de sete anos, ele é uma das principais referência no triatlo do Espírito Santo.

“Eu levo o esporte como qualidade de vida, performance, motivação e integração social. O esporte pra mim é a mudança de vida, transformação e esse desafio, a gente embarcou nesse sonho, junto com o Tiago e o Lucas, e estamos bem sintonizados para concluir o desafio e motivar as pessoas, mostrar para as pessoas que o esporte muda, que o esporte transforma, que nós somos capazes de superar nossos limites”, explica o triatleta.

LEIA TAMBÉM: Rugido de motores e arrancadas tomam conta do Sambão do Povo; veja a programação