Os capixabas Sofia Moschen e Nicolas Csonka foram convocados para um período de treino junto com a Seleção Brasileira Sub-15. Os dois atletas, que atuam pelo Bradesco/SP e Ginástico/MG, terão a oportunidade de serem observados pelos técnicos que convocarão os representantes do Brasil em competições internacionais a serem realizadas durante o mês de novembro.
Apesar de atuarem em times de fora do Estado, as duas joias do basquete capixaba começaram a carreira jogando pelo Instituto Viva Vida (IVV), de Vila Velha. A convocação da ala-pivô Sofia e do ala Nicolas deixou satisfeito o coordenador do IVV, Felipe Azevedo.
“Recebemos com muita alegria a convocação dos dois. Além de torcer pelo sucesso na carreira deles, sentimos eles como parte da família e isso mostra também que estamos no caminho certo na formação de atletas e isso vem sendo reconhecido a nível nacional. Tivemos títulos importantes na categorias de base nos últimos anos e conseguimos trazer algumas competições para o Estado, colocando novamente o Espírito Santo no roteiro nacional de basquete”, contou.
As convocações
A Seleção Brasileira sub-15 feminina está convocada para os treinos visando o Sul-Americano da categoria, entre os dias 23 a 27 de novembro, em Santiago, no Chile. O grupo de 19 atletas foi chamado pela técnica Luciana Thomazini.
Após os trabalhos no Brasil, 12 viajam para a competição. A disputa dá três vagas na AmeriCup sub-16 em 2023.
O Brasil está no Grupo B, ao lado de Colômbia, Equador e Uruguai. O Grupo A tem Argentina, Bolívia, Paraguai e Chile. A estreia será diante do Equador, no dia 23. Já no dia 24, encara o Uruguai, e fecha a primeira fase no dia 25, diante da Colômbia.
Já pelo masculino, os treinos são visando a participação no Sul-Americano da categoria, entre os dias 16 a 20 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina. O grupo de 18 atletas foi chamado pelo técnico Bruno Porto, do Minas Tênis Clube. Após os trabalhos no Brasil, 12 viajam para a competição. A disputa dá três vagas na AmeriCup sub-16 em 2023.
O Brasil ficou no Grupo A, diante do Chile, Paraguai e Colômbia. O Grupo B terá Uruguai, Argentina, Bolívia e Equador. A estreia da Seleção será contra a Colômbia, no dia 16.
Já no dia 17, encara o Paraguai. E fecha a primeira fase no dia 18, diante do Chile. A semifinal será no dia 19 e a final no dia 20. Os jogos terão transmissão ao vivo no Youtube da FIBA.