Neste fim de semana, os atletas de kickboxing do Espírito Santo fizeram bonito em solo turco. Três lutadores capixabas junto com a delegação brasileira conquistaram medalhas no 7º TURKISH Open Kickboxing, Copa do Mundo da modalidade, que aconteceu em Istambul, Turquia.
A competição contou com quase 4 mil atletas de mais de 50 países. A delegação brasileira viajou para a competição com 11 atletas, dentre eles os capixabas Edson Venturatto e os irmãos Denis e Iury de Souza.
Ainda sim, a equipe brasileira se destacou e garantiu seis pódios na competição, sendo três medalhas de bronze e outras três de ouro. Os atletas capixabas foram responsáveis por metade das conquistas brasileiras.
Edson Venturatto e Denis de Souza Filho conquistaram dois ouros, terminando inclusive suas categorias invictos com quatro vitórias nas quatro lutas disputadas. Venturatto disputou a ‘kick light’ categoria até 74 kg, enquanto Denis foi campeão na ‘K1’ até 67 kg.
Iury, por sua vez, acabou sendo eliminado na semifinal da ‘K1’ até 81kg por decisão arbitral. No entanto, o capixaba mesmo assim ficou com a medalha de bronze da categoria.
A delegação brasileira também contou com outro capixaba que foi destaque na competição, mas fora dos tatames. O técnico Denis de Souza, também do Espírito Santo, com as seis medalhas da equipe se tornou o treinador com maior número de conquistas a frente da seleção da modalidade.
Além de comandante da seleção, o capixaba também foi um torcedor dentro da competição. Ele é pai dos irmãos Denis e Iury, e que ajudaram na conquista da marca do pai.
Em entrevista ao Folha Vitória, Denis declarou que está muito orgulhoso dos filhos e que vive um sonho ao conseguir atingir a marca histórica frente à seleção brasileira de kickboxing.
“É um sonho que todos almejam, e só quem vive isso sabe o quanto é muito difícil de conquistar. Uma caminhada árdua que todos esperam alcançar. A gente sai com um aprendizado cada vez maior”, declarou o treinador.
BRASILEIRO NO TANCREDÃO
Após a conquista da Copa do Mundo de Kickboxing na Turquia, os atletas e treinador capixaba retornam para o Espírito Santo para se preparar para o próximo desafio. Trata-se do Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que acontece entre os dias 16 e 19 de junho.
Esta competição será ainda mais especial, uma vez que será realizada no Estado, no ginásio do Tancredão, em Vitória. Atletas de todo o país estarão presentes para encarar o desafio.