Em momentos distintos e com ambições diferentes nesta temporada, Botafogo e Flamengo se enfrentaram em um clássico da quinta rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Cariocão 2021. O Flamengo venceu o Botafogo por 2 a 0. O jogo foi transmitido ao vivo pela TV Vitória/Record TV.
Nesta temporada, o Botafogo tem como prioridade o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Para ter sucesso na disputa da segunda divisão, o clube tem promovido uma reformulação no elenco, com a chegada de jogadores mais jovens, o último deles o meio-campista Marco Antonio, ex-Bahia. A equipe treinada por Marcelo Chamusca vem de um bom jogo diante do Vasco e tem mostrado evolução.
“Carioca é importante pra nós e queremos estar entre os quatro no final da primeira fase. Temos que ser coerentes e ter tranquilidade para analisar jogo a jogo, estamos construindo um time. Todos os jogos servem como construção para a Série B, oportunidade que temos para melhorar e criar um vestiário com espírito vencedor. Temos que melhorar na questão da associação entre performance e resultado. Vamos iniciar a Série B mais conectados, com mecânica estruturada e confiança em condição melhor para buscar o acesso. A gente vive um jogo de cada vez”, explicou Chamusca.
Já o Flamengo ainda não teve seus principais jogadores e nem o técnico Rogério Ceni no banco, embora o treinador e os atletas já tenham voltado da folga após a conquista do Brasileirão. O grupo relacionado será o mesmo que vem atuando nos últimos jogos, ainda sem nomes como Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabriel.
O elenco que iniciou a disputa do Estadual é composto por jovens e conta com alguns atletas do time principal, como o goleiro Hugo Souza, os zagueiros Leo Pereira e Bruno Viana, os laterais Matheuzinho e Renê, os volantes Hugo Moura, Pepê e Gomes e os atacantes Michael, Vitinho e Pedro, este o mais importante da equipe que tem jogado.
Ainda sem Ceni, Maurício Souza, técnico do sub-20, segue no comando ao menos por mais uma rodada. Ele deve repetir no clássico a escalação que começou a partida diante do Resende, vencida por 4 a 1. Na ocasião, foram a campo Hugo Souza, Matheuzinho, Bruno Viana, Léo Pereira e Renê; Hugo Moura, Gomes e Pepê; Michael, Vitinho e Pedro.
Maurício está contente com o rendimento dos jovens neste início do Estadual. “É importante que cada vez eles (jovens) se mostrem mais, não só para a torcida, para a imprensa, mas também para o Rogério Ceni, que estava aí mais uma vez avaliando. Eu acho de suma importância eles estarem atuando e, graças a Deus, atuando bem”, destacou.