Esportes

Cariocão 2021: Flamengo sai atrás, mas reage no segundo tempo e empata com a Portuguesa-RJ

O resultado ajudou indiretamente um rival do rubro-negro, o Vasco. Em caso de vitória da Lusa, o cruzmaltino estaria eliminado

Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo

Chegando no momento decisivo nesta primeira fase, o Cariocão 2021 proporcionou ao torcedor mais um grande confronto na noite deste sábado (17), na tela da TV Vitória/RecordTV. Jogando no estádio Luso-Brasileiro, o Flamengo saiu em desvantagem, mas reagiu no segundo tempo com dois de Pedro e ficou no empate com a Portuguesa-RJ por 2 a 2.

O resultado ajudou indiretamente um rival do rubro-negro, o Vasco. Em caso de vitória da Lusa, o cruzmaltino estaria eliminado e teria que se contentar com a disputa da Taça Rio. No entanto, o empate ainda deixa a equipe com chances de se classificar na última vaga restante para a fase final do estadual.

O JOGO

Principal pedra no sapato dos  grandes nesse campeonato, a Portuguesa não se acovardou diante do Flamengo também. E logo na primeira grande investida da Lusa, os jogadores reclamaram pênalti de Hugo Moura em Luiz Gustavo, mas o árbitro mandou o jogo seguir.

Aos 12 minutos, no entanto, a nova chegada do time da casa ao ataque foi fatal. Após uma bela troca de passes com calma e paciência, Mauro Silva recebeu com liberdade e acertou um lindo chute na gaveta do gol de Hugo Souza para abrir o placar.

“Fico feliz mais uma vez de estar podendo ajudar a equipe. Tenho treinado muito essa finalização de fora da área, meus companheiros me cobram bastante e hoje fui feliz na tentativa”, destacou o volante da Lusa.

Logo na sequência, a Lusa quase conseguiu ampliar em grande jogada de Chay pela esquerda, mas Hugo mandou a bola para a linha de fundo.

A primeira boa chance do Flamengo só veio aos 19, Michael fez tabela com Pedro, mas finalizou fraquinho nas mãos do goleiro Neguete. No contra-ataque a Portuguesa respondeu, Cafu recebeu lançamento de Diego Guerra, se livrou da marcação e chutou com perigo. Em seguida, Mauro Silva novamente recebeu de frente para o gol e dessa vez bateu colocado nas mãos de Hugo.

O rubro-negro só voltou a ameaçar em bola parada. Em cobrança de falta de Vitinho na área, Hugo Moura cabeceou e obrigou Neguete a fazer boa defesa. Quando parecia que a partida iria equilibrar, a Portuguesa aproveitou nova desatenção da defesa do Flamengo para ampliar.

Cafu recebeu na esquerda e cruzou rasteiro. Chay finalizou em cima da marcação e a bola sobrou para Romarinho finalizar no cantinho de Hugo. A partir daí, o Flamengo passou a chegar mais ao ataque da Lusa, principalmente pelo lado esquerdo com Michael, mas faltava capricho na finalização.

Na melhor jogada do time de Rogério Ceni na parte final do primeiro tempo, Michael encontrou Vitinho na meia-lua. O camisa 11 faz o giro, entra na área e cai no chão. O árbitro, no entanto, mandou ele levantar.

“Tomamos dois gols de desatenção. Ouvir o que o professor tem a falar no intervalo para voltar melhor e tentar reverter a situação”, afirmou Rodrigo Caio na saída para o intervalo.

Para o segundo tempo, porém, o camisa 3 deu lugar a Bruno Viana. Mas de fato, o time voltou diferente para a segunda etapa, logo aos três minutos Hugo Moura finalizou em cima da marcação. Na sobra Vitinho fez boa jogada na direita, chutou para o meio da área, mas Neguete não deu rebote.

Em seguida, Pepê recebeu na esquerda e cruzou na cabeça de Pedro. O centroavante cabeceia para baixo e Neguete caiu para fazer a defesa. A resposta da Portuguesa foi no contra-ataque e por detalhe não marcou o terceiro. Romarinho tocou para Emerson Carioca, que dominou e finalizou cruzado. Hugo saiu bem do gol e defendeu com o pé direito.

Mas o segundo tempo era do Flamengo, que conseguiu furar a defesa bem aramada da Lusa. Primeiro aos 10 minutos, Michael conduziu pela esquerda e cruza na medida para Pedro desviar com estilo de perna direita e diminuir o prejuízo.

Sete minutos depois, o rubro-negro foi buscar o empate. Hugo Moura roubou a bola de Chay e deixou com João Gomes. O camisa 35 faz boa jogada e deixou Pedro na cara do gol para deslocar Neguete e deixar tudo igual.

Com meia hora da etapa final, Ceni mexeu na equipe e colocou Max e Rodrigo Muniz nos lugares de Pepê e Pedro. Em boa jogada de Vitinho, o Flamengo quase virou o jogo. O camisa 11 dominou dentro da área, cortou para a canhota e finalizou cruzado com perigo.

Na sequência, os dois que saíram do banco participaram de mais uma jogada de perigo. Matheuzinho tabelou com Max e cruzou na área. Rodrigo Muniz furou, mas conseguiu se recuperar e finalizou pela linha de fundo.