Esportes

Casal corre junto pela primeira vez em edição da Corrida das Luzes

José Líbano e a esposa Edinalva Pereira Sampaio aguardam ansiosamente pela primeira vez juntos na maior corrida noturna do Espírito Santo

Foto: Acervo pessoal

Neste sábado (18) acontece a tão esperada 9ª edição da Corrida das Luzes. Após ser adiada por duas oportunidades em 2021, a maior ‘night run’ do Espírito Santo está pronta para iluminar a Terceira Ponte com mais de 1,5 mil corredores. Serão 7 km percorridos pelos atletas da Prainha, em Vila Velha, até a Enseada do Suá.

Dentre os participantes, um casal vai acostumado as corridas marcar presença inédita no evento. O contador José Líbano, já tem certa experiência na Corrida das Luzes, mas a novidade é que neste ano vai acompanhado da esposa, a professora Edinalva Pereira Sampaio.

A corrida apareceu na vida do casal em momentos um pouco diferentes. Velocista há mais de 12 anos, Líbano começou a correr por causa de uma hérnia de disco estourada.

“Comecei a correr para ajudar no meu tratamento. Mesmo com a recomendação médica de que ele teria que operar, resisti e começou a tratar do corpo ativamente”, afirmou.

Hoje, aos 62 anos, ele segue a paixão na corrida de rua. Além dos treinos nas areias da Praia da Cosa, Líbano tem mais de 120 medalhas e também uma galeria de troféus das competições que participa, sempre se destacando na faixa etária.

Frequentador da Corrida das Luzes, ele teve que esperar um pouco mais para participar desta edição por conta da alta da pandemia da Covid-19.

“Desde as primeiras edições eu sempre estive presente. Posso dizer que é a melhor corrida noturna do Espírito Santo. Cruzar a Terceira Ponte a noite correndo é sensacional”, comentou.

Presença da esposa

Apesar do tempo que teve de aguardar para a nova etapa da Corrida das Luzes, José Líbano aproveitou para convencer a esposa a participar com ele da maior ‘night run’ do Espírito Santo. Vendo a paixão do marido pelo esporte, Edinalva Pereira decidiu também começar a praticar a corrida, pouco antes do início da pandemia, em 2020.

Hoje, já mais experiente no esporte, já coleciona algumas medalhas de corridas passadas. No entanto, na Corrida das Luzes esta vai ser a primeira vez da professora de 52 anos.

“Ela está ansiosa para chegar amanhã. Vamos correr juntos na Corrida das Luzes pela primeira vez, e meu objetivo é conseguir chegar com ela até o final. Minha vitória vai ser levá-la para ela poder curtir a corrida e o visual inesquecível”, destacou Líbano.

Animada e ansiosa para a primeira vez da corrida, Edinalva espera conseguir completar os 7 km de percurso e curtir bastante o momento. 

“Treinei bastante para aguentar todo o trajeto, o maior desafio eu acho que vai ser aguentar passar pela Ponte. Mas ainda sim espero concluir o percurso em bom tempo”, ressaltou Edinalva, que já teve a oportunidade de atravessar a Terceira Ponte correndo.

“Em dezembro, na Corrida dos Bombeiros eu também tive essa oportunidade e apesar da dificuldade concluí muito bem. Foi emocionante para mim”, completou.

Kits

Para os participantes da 9ª edição da Corrida das Luzes, a retirada dos kits já está disponível. Eles foram entregues nesta sexta-feira (18) e continuam, neste sábado (19), das 8h às 11h, no espaço colaborativo Sr. Mustache Vix, que fica na Mata da Praia, em Vitória.

Os atletas participantes da 9ª Corrida das Luzes recebem no kit uma camisa do evento, além de medalha e troféu.

Foto: Acervo pessoal
José Líbano já garantiu o kit dele e da esposa para a corrida deste sábado

Onde retirar os kits para Corrida das Luzes:

Sr. Mustache.Vix – Av. Des. Dermeval Lyrio, 390 – Mata da Praia, Vitória – ES

Dia 18 de março (sexta-feira) – 9 às 20 horas

Dia 19 de março (sábado) – 8 às 11 horas