Esportes

CBB segue orientação da Fiba e adia início do Brasileiro Adulto e torneio de base

O basquete brasileiro sofreu impacto com as medidas para prevenir a disseminação do novo coronavírus, denominado Covid-19, que virou pandemia de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Seguindo orientação da Federação Internacional de Basquete (Fiba) e da ConsuBasquet, órgão da modalidade na América do Sul, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou nesta quinta-feira o adiamento do início do Brasileiro Adulto profissional para evitar colocar a saúde de todos em risco. O torneio começaria neste domingo com a partida entre Cerrado Basquete-DF e Basquete Anapolino-GO, em Brasília.

A CBB irá monitorar junto às entidades nacionais de saúde as informações sobre o avanço do vírus e seu controle dentro do Brasil e seguirá todos os protocolos solicitados pelo Ministério da Saúde, Governo Federal e também Fiba. E só então anunciará ao público as novas datas do começo do torneio profissional, que tem seu término previsto para junho com o Final Four.

Além disso, a CBB também informa o adiamento das próximas etapas dos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base, em parceria com o Comitê Olímpico de Clubes (CBC), onde jovens do sub-12 ao sub-23 atuariam nas próximas semanas. O Campeonato Brasileiro Sub-21, em Uberlândia (MG), em sua reta final, será finalizado neste domingo, normalmente, em comum acordo com os clubes e o CBC, com reforço nos protocolos de saúde e segurança entre todos os presentes. A retirada dos atletas da cidade neste momento seria inviável por questões de logística.

A CBB também orienta que as federações estaduais, ligas profissionais por ela chanceladas, a Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o NBB, e a Liga de Basquete Feminino (LBF) sigam as orientações da Fiba, suspendendo as suas partidas até que seja seguro retornar às atividades.