Em noite festiva pelo aniversário de 109 anos, o Ceará fez o dever de casa, ao vencer a Chapecoense, por 2 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela décima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Jean Carlos e Vitor Gabriel fizeram os gols da partida.
A vitória fez o Ceará dar ótimo salto na tabela e aparecer na sétima posição, com 16 pontos ganhos. Um ponto atrás do Criciúma (quarto colocado), mas que ainda jogará na rodada. Já a Chapecoense chegou ao quarto jogo sem vitória e estacionou na 16ª colocação, com nove pontos.
Para a partida, o Ceará conseguiu via Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o direito de ter seus torcedores nas arquibancadas no dia do seu aniversário. O clube ainda tem jogos a cumprir com portões fechados após confusão em partida contra o Cuiabá no Brasileirão 2022.
Com bola rolando, o Ceará foi ligeiramente superior e conseguiu a vantagem mínima antes do intervalo. Aos 24 minutos, Richardson aproveitou sobra na entrada da área e finalizou para boa defesa do goleiro João Paulo, que foi buscar a bola no ângulo direito.
Cinco minutos depois, o time cearense contou com a categoria do meia Jean Carlos para balançar as redes. De falta, ele chutou colocado, sem chances para o goleiro. Aos 31, contudo, a Chapecoense quase deixou tudo igual, quando Gustavo Cazonatti finalizou e Richard defendeu.
No segundo tempo, o Ceará começou melhor e poderia ter ampliado aos cinco minutos, quando Jean Carlos deu bom passe para Willian Maranhão dentro da área, mas o volante não finalizou. A Chapecoense, por sua vez, teve dificuldades na criação e abusou das bolas aéreas sem sucesso.
Só que a Chapecoense melhorou e passou a assustar o Ceará. Aos 29, após sobra dentro da área, Danrlei finalizou forte e Danilo Barcelos afastou a bola dentro da pequena área. Depois, aos 37, Mancha cobrou falta, Kaio desviou de cabeça e ninguém completou para o gol. E aos 38, Richard encheu o pé de fora da área e o goleiro do Ceará fez grande defesa.
Na reta final da partida, Kaio, da Chapecoense, se chocou com Willian Maranhão, do Ceará, e caiu desacordado no gramado. Ele precisou sair de ambulância do estádio para ser atendido. E, aos 57 minutos, o Ceará fez o segundo gol, após Vitor Gabriel acertar chute de fora da área, dando números finais ao confronto.
O Ceará volta a campo na terça-feira para enfrentar o Atlético-GO, às 21h30, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Já a Chapecoense, no mesmo dia, receberá o Vila Nova, às 19 horas, na Arena Condá, em Chapecó.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 2 X 0 CHAPECOENSE
CEARÁ – Richard; Caíque, Léo Santos, David Ricardo e Danilo Barcelos (Arthur Rezende); Richardson, Willian Maranhão, Erick (Janderson), Chay (Guilherme Castilho) e Jean Carlos (Erick Pulga); Nicolas (Vitor Gabriel). Técnico: Eduardo Barroca.
CHAPECOENSE – João Paulo; Ronei (Felipe Albuquerque), Rodrigo Freitas, Rafael Ribeiro (Bruno Leonardo) e Mancha; Pablo Oliveira, Gustavo Cazonatti (Pablo Siles), Kaio, Cristiano (Richard) e Alisson Farias; Ribamar (Danrlei). Técnico: Emerson Cris (interino).
GOLS – Jean Carlos, aos 29 minutos do primeiro tempo. Vitor Gabriel, aos 57 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Richard, Caíque, Léo Santos, Danilo Barcelos, Richardson, Willian Maranhão, Guilherme Castilho e Vitor Gabriel (Ceará); Gustavo Cazonatti e Danrlei (Chapecoense).
CARTÃO VERMELHO – Caíque (Ceará).
ÁRBITRO – Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS).
PÚBLICO – 41.153 presentes.
RENDA – Não divulgado.
LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).