Esportes

Checa fatura ouro em modalidades diferentes em Pyeongchang

Ester Ledecka se tornou uma das grandes personagens da história da Olimpíada de Inverno

Checa fatura ouro em modalidades diferentes em Pyeongchang

Ester Ledecka se tornou uma das grandes personagens da história da Olimpíada de Inverno neste sábado (24). A checa de apenas 22 anos se tornou a primeira atleta a conquistar medalhas de ouro em modalidades diferentes na mesma edição dos Jogos ao vencer a disputa do snowboard slalom paralelo gigante em Pyeongchang, na Coreia do Sul.

Ledecka era a favorita para a disputa e confirmou esta condição ao superar na final a alemã Selina Jörg, medalhista de prata, por 46 centésimos. A medalha de bronze ficou com outra alemã, Ramona Theresia Hofmeister. Após a conquista, a checa não escondeu a felicidade pelo feito.

“Eu não achava que isso ia acontecer, e agora (as medalhas) estão aqui. Estou muito feliz e vou pensar neste momento pelo resto da minha vida. Espero que venham mais momentos desses”, declarou. “Apenas cheguei aqui e, imediatamente, a garota do snowboard apareceu. Simplesmente competi com confiança, aproveitei a prova e me diverti.”

Se Ledecka era favorita no snowboard, surpreendeu o mundo ao conquistar a medalha de ouro no esqui alpino, modalidade Super G, há uma semana, o que a permitiu obter o feito histórico neste sábado. Na ocasião, a checa competiu com esquis emprestados e escancarou a própria surpresa com o resultado. “Achei que tivesse acontecido algum erro”, disse.

Na disputa masculina, a medalha de ouro ficou com o suíço Nevin Galmarini, que frustrou a torcida da casa ao derrotar o sul-coreano Sangho Lee por apenas 43 centésimos neste sábado. A terceira colocação e o bronze ficaram com o eslovaco Zan Kosir.

Ainda no snowboard, mas na modalidade salto alpensia, o canadense Sebastien Toutant faturou a medalha de ouro. A prata ficou com o norte-americano Kyle Mack, enquanto o bronze foi para a Grã-Bretanha, com Billy Morgan.

Sucesso entre os brasileiros, o curling conheceu neste domingo o campeão entre os homens. Os Estados Unidos derrotaram a Suécia por 10 a 7 e subiram no lugar mais alto do pódio. Entre as mulheres, a disputa pelo bronze terminou com vitória do Japão sobre a Grã-Bretanha, por 5 a 3.

No esqui alpino por equipes, medalha de ouro para a Suíça. Já no cross-country individual, a vitória foi finlandesa, com Iivo Niskanen. Na patinação por velocidade, festa da torcida com o triunfo do sul-coreano Seung-Hoon Lee entre os homens. Na competição feminina, ouro para o Japão, com Nana Takagi.

A um dia do fim da Olimpíada de Inverno, a liderança no quadro de medalhas é da Noruega, com 13 ouros, 14 pratas e 11 bronzes. A Alemanha vem logo atrás, com o mesmo número de ouros, mas apenas oito pratas. A terceira posição é do Canadá, com 11 ouros.