Após jogos movimentados na rodada de final de semana, os times voltam a campo nesta quarta e quinta-feira pela a 9ª rodada do Brasileirão. Os principais destaques das partidas desse meio de semana serão os clássicos estaduais no Rio e em São Paulo.
No capital carioca, o Maracanã será palco de um Fla-Flu onde as duas equipes brigam para entrar no G4 do Campeonato Brasileiro. Já em Itaquera, na capital paulista, será dia de Dérbi, como é apelidado o clássico entre Corinthians x Palmeiras. Ambos os confrontos, inclusive, serão reedições das finais dos estaduais desta temporada no Rio e em São Paulo, vencidas por Flamengo e Palmeiras, respectivamente.
Além disso, outro jogo de destaque será o confronto entre Santos x Atlético/MG, que marca o reencontro do técnico Jorge Sampaoli com o time da Vila Belmiro. Confira as prováveis escalações, desfalques, dentre outras notícias das equipes para esta rodada.
Fluminense x Flamengo: Pela sexta vez nesta temporada, o clássico mais charmoso do Brasil vai acontecer. Depois das finais do Campeonato Carioca, vencido pelo rubro-negro, o Fla-Flu desta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, vale três pontos preciosos no Brasileirão. Nos cinco confrontos anteriores, o Flamengo levou vantagem sobre o rival, foram três vitórias, um empate e uma derrota, sendo esta quando escalou o time sub-20, na Taça Guanabara.
O Tricolor das Laranjeiras, o técnico Odair Hellmann busca surpreender o rubro-negro. Apesar da proximidade dos dois na tabela, estão separados por três pontos, o time não vence a dois jogos, na última rodada perdeu de virada para o São Paulo no Morumbi, 3×1. Além disso, o clube perdeu o jovem atacante Evanilson, vendido para o Porto. Odair, pra piorar, não terá o centroavante Fred, que fará novo teste para a Covid-19 após a esposa testar positivo para o vírus. O treinador optou por manter Wellington Silva e Michel Araújo, mas sacar Marcos Paulo, que não vem rendendo o esperado. Desta forma, Pacheco entrará em seu lugar, Nenê fará a função de falso 9 e o uruguaio será deslocado para o meio. Provável escalação: Muriel; Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Yuri, Dodi e Michel Araújo; Nenê, Pacheco e Wellington Silva.
Já o time comandado por Domènec Torrent, depois de um começo ruim, vem embalado por três vitórias consecutivas e busca se aproximar da liderança. Para isso, o time deve ter o retorno de Gabigol ao time titular, após entrar apenas na segunda etapa contra o Fortaleza. Por outro lado, o rubro-negro não deve ter ainda os atacantes Bruno Henrique e Pedro Rocha, lesionados, e os goleiros Diego Alves e César, ambos com Covid-19. Gabriel Batista segue de titular na meta do time, enquanto Vitinho e Michael brigam por vaga no ataque com Pedro. Provável escalação: Gabriel Batista, Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão (Thiago Maia), Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro (Vitinho ou Michael).
Corinthians x Palmeiras: O clássico paulista promete ser quente e disputado como são normalmente os jogos entre Corinthians x Palmeiras. As equipes já decidiram o Paulistão desta temporada, que terminou com o título do Alviverde, agora lutam pela vitória no Brasileirão nesta quinta-feira, às 19h15, na Neo Química Arena. Enquanto os Alvinegros estão em 11º, com nove pontos, dois da zona de rebaixamento, o Verdão ocupa a sexta posição, com 13 pontos, a dois do G4.
Para este jogo o técnico Tiago Nunes não poderá contar com Luan. O camisa 7 tem um estiramento na coxa direita e está fora do clássico. O jogador já não havia atuado no empate contra o Botafogo na última rodada, e chegou a fazer tratamento para tentar entrar em campo no Dérbi. Provável escalação do Timão: Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar e Lucas Piton; Camacho e Cantillo; Ramiro, Araos e Otero (Gustavo Mosquito ou Léo Natel); Jô.
Do outro lado, o técnico Vanderlei Luxemburgo parece ter estabilizado a pressão que vinha sofrendo após a vitória de virada na última rodada diante do Red Bull Bragantino, fora de casa. O zagueiro Felipe Melo e o lateral-direito Marcos Rocha estão realizando um trabalho a parte para se recuperarem das suas respectivas lesões, mas seguem fora. Provável escalação do Verdão para o clássico: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Patrick de Paula, Gabriel Menino, Zé Rafael e Lucas Lima; Wesley (Gabriel Veron) e Luiz Adriano.
Santos x Atlético-MG: Outra partida que vai agitar a nona rodada será Santos x Atlético-MG nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, às 21h30. O jogo marcará o reencontro dos paulistas com o treinador Jorge Sampaoli, que dirigiu a equipe durante a temporada passada.
Agora sob o comando do técnico Cuca, o Santos vive um bom momento na competição, apesar de só ter vencido uma vez nas últimas quatro partidas, contra o Ceará na rodada passada fora de casa. Atualmente o Peixe é o sétimo colocado, com 11 pontos. Para o confronto, o time não terá Luiz Felipe, lesionado, Lucas Veríssimo e Luan Peres, suspensos, e os atacantes Raniel e Kaio Jorge, com Covid-19.
Já o Atlético-MG vem embalado pelas vitórias sobre São Paulo, em casa, e Coritiba, fora, nas duas últimas rodadas. Além disso, o Galo entra em campo de olho em uma possível liderança na rodada. Com 15 pontos em sete jogos, dois a menos que o líder Internacional, os mineiros podem assumir a ponta com um jogo a menos. Para isso tem que vencer o Peixe e contar com os tropeços dos gaúchos e do São Paulo na rodada. O técnico Sampaoli, apesar de poder repetir a equipe que bateu o Coritiba na última rodada, deve promover mudanças. O lateral-esquerdo Guilherme Arana volta ao time após ficar no banco. O zagueiro Réver, com um quadro de gripe foi poupado pelo departamento médico, onde também permanecem Diego Tardelli e Nathan.
Athlético-PR x Botafogo: O confronto dos desesperados vai abrir a rodada nesta quarta-feira, às 17h30, na Arena da Baixada. Pressionado pela sequência de seis jogos sem vencer, sendo cinco derrotas e o empate da rodada passada contra o Bragantino, o Furacão é o 16º colocado com sete pontos. O técnico interino Eduardo Barros ainda não terá a disposição para o jogo o capitão Wellington, envolvido em uma possível troca com o Corinthians. Além dele, seu substituto direto, o volante Richard, também não foi relacionado para o jogo. O atacante Vitinho segue no departamento médico e completa a lista de desfalques. Provável escalação: Santos; Erick, Pedro Henrique, Lucas Halter e Abner Vinicius; Alvarado (Lucho González), Christian e Cittadini; Fabinho, Geuvânio e Bissoli.
Uma posição acima, em 15º, está o Botafogo, com oito pontos. O Glorioso deve ter duas alterações em relação ao time que empatou com o Corinthians no último sábado. O lateral-esquerdo Victor Luis deve assumir a vaga de Guilherme Santos, lesionado. Com dores musculares, Honda será poupado e quem deve assumir a vaga de titular é Luiz Otávio. Completam a lista de desfalques Fernando (Covid-19), Lucas Barros (cirurgia no joelho), Luis Henrique (desconforto no púbis), Marcinho (fase final de transição de operação no joelho) e Pedro Raul (desconforto na coxa). Provável escalação: Gatito; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis (Hugo); Rafael Forster, Caio Alexandre, Luiz Otávio e Bruno Nazário; Kalou e Matheus Babi.
Fortaleza x Sport: Em situações parecidas na tabela, o Tricolor de aço recebe o Leão no estádio Castelão, nesta quarta-feira, às 18h. Os anfitriões ocupam atualmente a 13ª colocação, com oito pontos, e vem de duas derrotas seguidas. Depois de começar com uma formação diferente para o jogo contra o Flamengo no Maracanã, o técnico Rogério Ceni deve apostar na escalação tradicional. Além disso, o time conta com o retorno de Yuri César. Além dele, o lateral-direito Tinga volta de lesão e pode ser relacionado. Com isso, o único desfalque dos cearenses é o zagueiro Jackson, que segue tratando uma lesão na posterior da coxa.
Do outro lado, o Sport vive um momento importante de recuperação no campeonato. Em 9º lugar com 10 pontos, os pernambucanos chegam para o confronto com duas vitórias consecutivas. Desde a chegada de Jair Ventura ao comando da equipe, o time que começou em baixa passou a subir na tabela. O treinador terá para a partida o retorno do atacante Rogério, que viajou com a delegação. No entanto, segue sem o centroavante Ronaldo, com um desconforto na coxa. Completam a lista de desfalques o lateral-direito Raul Prata e o volante Alê Santos.
Goiás x Coritiba: O lanterna Goiás recebe o Coritiba em partida das equipes que lutam contra o rebaixamento nesta quarta-feira, às 18h, no Serrinha. Com apenas quatro pontos conquistados, os goianos tem uma dúvida quanto a presença do volante Sandro na equipe titular. Além dele, o atacante Victor Andrade briga por vaga na equipe titular com Miguel Figueira. Na última rodada os esmeraldinos perderam para o Sport, na Ilha do Retiro.
O Coritiba do técnico Jorginho vinha em recuperação depois da saída do treinador Eduardo Barroca, com duas vitórias e um empate. No entanto, com a derrota para o Atlético-MG em casa na última rodada, o time acabou retornando para o Z4. Neilton, Rafinha, Gabriel, Nathan Ribeiro, Thiago Lopes e Patrick Vieira estão fora da partida por lesão.
São Paulo x Red Bull Bragantino: O vice-líder São Paulo vai em busca da liderança nesta rodada. Para isso, tem que vencer o vice-lanterna Red Bull Bragantino nesta quarta-feira, no Morumbi, às 19h15. Na última rodada, o Tricolor paulista bateu o Fluminense, por 3×1, em casa. O técnico Fernando Diniz não terá o centroavante Pablo, artilheiro da equipe no ano, que segue no departamento médico. Junto dele, estão também Daniel Alves, Liziero, Rojas e Walce. O lateral-direito Igor Vinícius também está fora, suspenso, e Juanfran deve ganhar a vaga.
Do lado do Bragantino, o time vive uma situação delicada. Com a derrota para o Palmeiras de virada, em casa, no último domingo, o time caiu uma posição e agora é o 19º colocado com apenas seis pontos. Esta será a segunda partida da equipe sob o comando do treinador Maurício Barbieri, que não poderá contar com Morato, suspenso, além dos lesionados Luis Phelipe, Leandrinho, Weverton,Thonny Anderson, Wesley e Vitinho.
Internacional x Ceará: O líder do Campeonato Brasileiro volta a campo contra o Ceará nesta quinta-feira, `às 19h15, no Beira-Rio, para defender sua posição na tabela. O tropeço na última rodada, diante do Bahia, jogando no mesmo palco do jogo desta rodada, impediu que o time de Eduardo Coudet disparasse na tabela de classificação. Agora a vantagem para o vice-líder, que era de três pontos, caiu para apenas um, e um novo vacilo do Colorado pode render a ponta da classificação. O treinador argentino deve repetir a formação do jogo de domingo, apesar de dúvidas no time titular, como ter a presença de Johnny, que saiu lesionado no último jogo. Matheus Jussa pode herdar a vaga. O atacante argentino Leandro Fernández já está regularizado e pode estrear pelo Colorado já nesta rodada.
Do outro lado, o Ceará vinha em um bom momento, com três vitórias consecutivas, até a derrota na última rodada, em casa, diante do Santos. O Vozão ocupa agora a 10ª posição com 10 pontos, três a menos que o sexto colocado Palmeiras. Para este confronto, o técnico Guto Ferreira terá bastante desfalques e terá que surpreender os líderes. Samuel Xavier, Bruno Pacheco, Luiz Otávio e Leandro Carvalho estão suspensos, enquanto Klaus e Rodrigão estão fora por lesão.
Bahia x Grêmio: Os times vivem situações bem semelhantes na tabela de classificação. O Bahia é o 12º com nove pontos, enquanto o Grêmio é o 14º com oito. O confronto de Tricolores será um tira-teima entre as duas equipes, que não vivem um momento muito empolgante e vêm de empate na última rodada. Os baianos enfrentaram outro gaúcho, o Internacional, e saíram com um grande resultado do Beira-Rio com direito a gol de pênalti aos 51 do segundo tempo. Contra o Imortal, o time ainda pode ter a estreia do técnico Mano Menezes no comando. O volante Ronaldo está suspenso, enquanto João Pedro e Douglas seguem lesionados.
Já no outro Tricolor, a pressão sobre o técnico Renato Gaúcho é grande pelo mal começo de campeonato. Na última rodada, os gaúchos foram à Goiânia e empataram com o Atlético-GO, o que gerou uma indignação dos gremistas, muito por conta das declarações de Renato após o jogo, tratando como um bom resultado. Para este jogo, o treinador gremista não poderá contar com Guilherme Guedes, Pepê, Jean Pyerre, Victor Ferraz e Maicon, lesionados, e a dupla de zaga titular Geromel e Kannemann, suspensos.
Vasco x Atlético-GO: Para fechar a rodada, o Vasco embalado recebe o Atlético-GO em São Januário, na quinta-feira, às 21h. O cruzmaltino, 4º colocado com 14 pontos, vem de uma vitória sobre o Athlético-PR por 1×0 jogando dentro do Caldeirão, gol do artilheiro German Cano, atualmente vice-artilheiro do campeonato com cinco gols, um a menos que Thiago Galhardo do Inter. O técnico Ramon Menezes ainda não poderá contar com alguns nomes para o jogo como Ricardo Graça, Werley e Lucão, que seguem afastados com Covid-19. Além deles, Breno e Guilherme Parede estão lesionados. A tendência é que o treinador vascaíno mantenha a mesma formação do domingo, com a provável entrada de Castan na zaga e Henrique na lateral-esquerda. Provável escalação do Vasco: Fernando Miguel, Pikachu, Miranda, Marcelo Alves (Castan), Henrique; Andrey, Fellipe Bastos, Benítez, Vinícius (Catatau), Talles e Cano.
Por sua vez, o Dragão, que está na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com seis pontos. No último compromisso empatou por 1×1, em casa, diante do Grêmio, antes já havia empatado contra o Fluminense no Rio. O técnico Vágner Mancini terá a volta do volante Matheus Frizzo, que não enfrentou o Tricolor por questão contratual. No entanto, o meia Jorginho, em litígio com o clube, segue fora. Provável escalação do Atlético-GO: Jean; Dudu, João Victor, Éder e Nicolas; Edson, Marlon Freitas e Chico; Janderson, Renato Kayzer e Gustavo Ferrareis.