Não foi desta vez que o Brasil voltou a ter um jogador premiado como melhor do mundo. Em cerimônia realizada no final da tarde desta segunda-feira (28), no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França, o meio-campista Rodri, do Manchester City, venceu a Bola de Ouro da revista France Football.
A premiação não é a mesma da Fifa, mas é a mais tradicional, pois foi criada em 1956, enquanto a Fifa só passou a premiar os melhores do mundo em 1991.
VEJA TAMBÉM:
> Capixaba Savinho é o quarto melhor jogador jovem do mundo
> Veja as posições das jogadoras brasileiras na Bola de Ouro
> Bola de Ouro e Prêmio de Melhor do Mundo da Fifa são a mesma coisa?
CAMPEÃO PELA ESPANHA
Rodri levou a Bola de Ouro, principalmente, por causa da conquista da Eurocopa pela seleção da Espanha.
“Que noite incrível para mim. Tenho muitas coisas a agradecer, em primeiro à France Football, à Uefa, pela honra e a chance de estar aqui mais um ano. Agradecer a quem votou me mim, me deu essa confiança. É um dia especial para mim, para meu país. Não quero esquecer dos meus companheiros, ao staff do City. Sem vocês não teria conseguido. Estar no melhor clube do mundo torna tudo mais fácil. É uma vitória do futebol espanhol, muitos amigos me escreveram que o futebol ganhou”, comemorou Rodri, de 28 anos.
O meia espanhol perdeu apenas um jogo na temporada 2023/24 pelo Manchester City. Foram 74 partidas invicto, maior marca individual de um jogador. Além de ter sido campeão da Eurocopa pela Espanha.
Rodri é apenas o terceiro jogador da Espanha a vencer a Bola de Ouro. Além dele, Alfredo Di Stéfano (argentino naturalizado espanhol) conquistou o troféu em duas edições, 1957 e 1959. E Luis Suárez Miramonte, ex-Barcelona e Inter de Milão, venceu em 1960.
REAL MADRID BOICOTA A CERIMÔNIA
O atacante Vinicius Júnior terminou na segunda colocação, seguido por Jude Bellingham, seu companheiro de time no Real Madrid.
Apontado como favorito até a manhã desta segunda-feira, Vini Jr. foi o principal nome do Real Nadrid na conquista da Liga dos Campeões, mas viu o cenário mudar no final da manhã, quando começaram a circular informações de que Rodri receberia a Bola de Ouro.
O Real Madrid, ao saber da informação, decidiu boicotar a cerimônia e não enviou representantes a Paris. O clube foi premiado como melhor time masculino e com o melhor técnico para Carlo Ancelotti, mas não havia nenhum representante para receber as premiações, causando um “climão” no local da festa.
COMO FICOU A BOLA DE OURO FRANCE FOOTBALL
1º Rodri – Manchester City
2º Vini Jr. – Real Madrid
3º Jude Bellingham – Real Madrid
4º Carvajal – Real Madrid
5º Haaland – Manchester City
6º Mbappé – PSG/Real Madrid
7º Lautaro Martinez – Inter de Milão
8º Lamine Yamal – Barcelona
9º Toni Kroos – Real Madrid
10º Harry Kane – Bayern Munique