Esportes

COI espera que os EUA apresentem outra candidatura aos Jogos de 2024

O COI tem consultado potenciais candidatas, como parte da nova "fase de convites" para cidades interessadas. Os Estados Unidos não sediam os Jogos Olímpicos de Verão

Os Estados Unidos têm até 15 de setembro para apresentar outra candidata ao COI  Foto: Divulgação

Kuala Lumpur – Com Boston fora da disputa, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, pediu nesta terça-feira para os Estados Unidos “escolherem a cidade mais apropriada” como candidata a organizar os Jogos Olímpicos de 2024. Los Angeles, que já sediou o evento duas vezes, poderia ser a candidata perfeita, de acordo com vários membros da direção do COI.

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos e Boston anunciaram na última segunda-feira a desistência da candidatura da cidade, que se viu enfraquecida pela falta de apoio da população.

Os Estados Unidos têm até 15 de setembro para apresentar outra candidata ao COI e entrar formalmente em uma disputa onde já estão Paris (França), Roma (Itália), Hamburgo (Alemanha) e Budapeste (Hungria). Toronto, no Canadá e Baku, no Azerbaijão, também estão entre os potenciais candidatos.

“Sempre é uma pena quando um comitê olímpico nacional seleciona uma cidade e depois é incapaz de levá-la para a próxima fase do processo”, disse o vice-presidente do COI, Craig Reedie, à agência de notícias Associated Press.

“Mas suponho que depois de uma reflexão madura e vendo o que aconteceu, isso poderia ser uma decisão inteligente”, acrescentou. “Pessoalmente, espero que os Estados Unidos encontrem outra candidata e tenha outra cidade aspirante”, concluiu o dirigente.

O COI tem consultado potenciais candidatas, como parte da nova “fase de convites” para cidades interessadas. Os Estados Unidos não sediam os Jogos Olímpicos de Verão desde a edição de 1996, realizada em Atlanta.