O técnico José Pékerman anunciou neste sábado a lista de convocados para representar a seleção colombiana nas próximas duas partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, com novidades. O flamenguista Gustavo Cuellar e o palmeirense Miguel Borja foram lembrados e representarão o país contra Venezuela, quinta-feira que vem, fora de casa, e Brasil, dia 5 de setembro, em Barranquilla.
Os dois jogadores que atuam em clubes brasileiros podem ser considerados surpresas porque sequer foram titulares absolutos em seus times ao longo da temporada. Cuellar sofreu com a falta de espaço no Flamengo sob o comando de Zé Ricardo e somente após a chegada do colombiano Reinaldo Rueda, há duas semanas, conquistou uma vaga na equipe.
O caso de Borja, por sua vez, é ainda mais complicado. Contratado como grande esperança de gols para a temporada, após ser considerado o melhor jogador da América do Sul em 2016, o atacante naufragou no Palmeiras, tem amargado o banco de reservas com o técnico Cuca e não justificou os quase R$ 35 milhões desembolsados pelo clube para contratá-lo.
No resto da lista, Pékerman não promoveu grandes surpresas. Os principais nomes do futebol colombiano na atualidade estão entre os convocados, como o goleiro David Ospina, do Arsenal, os meias Cuadrado, da Juventus, e James Rodríguez, do Bayern de Munique, além do atacante Falcao García, do Monaco.
Os jogadores chamados se apresentarão à seleção após atuarem por seus clubes neste fim de semana. A Colômbia pode até garantir uma vaga na Copa da Rússia nestas próximas duas rodadas. Afinal, é a segunda colocada das Eliminatórias, com 24 pontos, e pode abrir até 10 pontos do Equador, sexto lugar e hoje fora até da repescagem.