A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) divulgou a lista de convocadas para a seleção brasileira feminina que vai disputar o Campeonato Sul-Centro, entre os dias 5 e 9 de outubro, na cidade de Assunção, no Paraguai. Esta foi a primeira convocação do técnico Cristiano Rocha desde que ele assumiu a equipe de forma interina, após os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. O pernambucano esteve como auxiliar nos dois últimos ciclos olímpicos e conhece bem o handebol feminino brasileiro.
Boa parte das atletas convocadas esteve na Olimpíada realizada há cerca de 45 dias. Dos 18 nomes da lista, 12 defenderam o Brasil em Tóquio. Seis são novidade e, segundo o técnico, fazem parte do processo de renovação do grupo para os Jogos de Paris, na França, em 2024.
As jogadoras que não participaram do ciclo olímpico anterior e que estarão no Sul-Centro são: Caroline Martins (goleira – Fredrikstad Bk/Noruega), Talita Alves (armadora – Rincón Fertilidad Malaga/Espanha), Mariane Fernandes (armadora esquerda – Bera-Bera/Espanha), Jéssica Quintino (ponta direita – HC Dunãrea Brãila/Romênia), Francielle Rocha (central – HC Dunãrea Brãila/Romênia) e Mariana Araújo (pivô – Pinheiros/Brasil).
Cristiano Rocha comentou a convocação. “Convocamos a base dos Jogos Olímpicos com a finalidade de aproveitar o trabalho desenvolvido do ciclo passado, pois estamos muito próximos do Sul-Centro e não teremos tempo suficiente para treinar. Neste momento, aproveitar a base é muito importante. Ao mesmo tempo, estamos inserindo uma boa quantidade de jovens jogadoras que se destacaram nas seleções de base e estão se destacando nas suas equipes na Europa e no Brasil. A tendência é que esta renovação se torne mais volumosa com o tempo para que a equipe chegue pronta para os Jogos de 2024, em Paris”, afirmou.