O técnico Renato Gaúcho não quer saber de jogar por resultado em Caxias do Sul. Nesta quinta-feira, às 21h30, diante do Juventude, o time precisa apenas de um empate para avançar na Copa do Brasil. Ainda assim, deve escalar a equipe com quatro atacantes.
Depois da vitória por 1 a 0 semana passada, em Porto Alegre, a igualdade serve para a classificação às quartas de final. Mas o Grêmio parece disposto a não querer passar sufoco no Alfredo Jaconi e buscará ampliar a vantagem.
O técnico não terá um armador em campo desde o começo. No último treino em Porto Alegre, ele orientou como vai querer que seus titulares se comportem. No trabalho, além do goleador Diego Souza, a equipe titular tinha Isaque, Pepê e Ferreira. Os três terão a missão de atacar e também auxiliar na armação das jogadas.
O treinador que já optou por escalações menos ofensivas ao longo do ano, normalmente com Lucas Silva, Matheus Henrique e Maicon ou Darlan, desta vez parece convicto que ficar na defensiva pode ser um risco à classificação.
Matheus Henrique está confirmado no meio. Lucas Silva e Maicon disputam a outra vaga. Robinho, que podia fazer a função de armador, já jogou pelo Cruzeiro na Copa do Brasil. Everton e Jean Pyerre serão opções para o segundo tempo. Isaque deve voltar mais para buscar a bola pelo meio com Ferreira e Pepê abertos.
Poupados diante do Red Bull Bragantino na segunda-feira, os zagueiros Pedro Geromel e Kannemann estão confirmados na zaga. A defesa será toda diferente do último jogo e uma repetição do confronto de ida, com Victor Ferraz na direita e Diogo Barbosa na esquerda. Orejuela e Cortez dessa vez ficam no banco.
Dos jogadores que vêm sendo utilizados por Renato Gaúcho nos últimos jogos, apenas Robinho e Luiz Fernando estão impedidos de jogar. Já defenderam Cruzeiro e Botafogo, respectivamente, na competição. Alisson ainda trata da lesão e não tem previsão de retorno.
Empolgado por virar o turno no G4 da Série B, o Juventude deposita suas fichas no artilheiro Breno Lopes, autor de nove gols na divisão de acesso, e no poder de seu ataque.
Breno, Dalberto e cia. já balançaram as redes 27 vezes na Série B. Nenhum ataque foi tão efetivo. O técnico Pintado promete partir com tudo para cima para abrir o placar logo e acabar com a vantagem mínima do rival. Capixaba será a novidade no meio, na vaga de Wagner. O titular rompeu os ligamentos do joelho e só volta na próxima temporada.