Após a queda nas quartas de finais do Capixabão 2022 para o Real Noroeste, o Rio Branco já volta seu planejamento para a Copa Espírito Santo 2022. Com o objetivo de retornar às competições nacionais, o Capa-Preta iniciou uma reformulação no elenco para o competição que dá vaga às Copas do Brasil e Verde de 2023.
Dessa forma, o clube anunciou até o momento a chegada de três atletas para reforçar a equipe na temporada: o zagueiro Correia, o atacante Henrique Santos e o volante Lucas Surcin, este último filho do ex-jogador Marcelinho Carioca.
O jogador começou a carreira na base do Corinthians, onde o pai fez e história, e também jogou em Red Bull Bragantino, CSA e Audax. Antes do Brancão, Surcin estava no São Caetano.
Na postagem do Capa-Preta, o craque Marcelinho Carioca comentou desejando sorte ao filho e deu um possível “furo” da chegada de outro reforço, Matheus Surcin, o outro filho do ex-jogador e que também joga no clube paulista.
Henrique Santos e Correia, por outro lado, são velhos conhecidos do torcedor capixaba. O atacante é cria da base do próprio Rio Branco, mas subiu para o profissional atuando no futebol cearense. Já o experiente zagueiro, de 33 anos, esteve na equipe do Real Noroeste que conquistou o Capixabão 2021 e inclusive ergueu a taça como capitão do time.
Os reforços não param por aí. De acordo com o clube, outros nove atletas foram contratados para compor a equipe que vai disputar a Copa ES 2022. Os anúncios devem acontecer nos próximos dias, assim que forem finalizados os detalhes burocráticos das transferências.
Elenco
Além da chegada dos reforços, o Rio Branco também anunciou os atletas que deixarão o clube após a disputa do Capixabão 2022. Ao todo, 12 nomes estão de saída da equipe.
Oito atletas foram liberados em comum acordo: Bambu, Matt McNamara, Paulinho, Bruno Barbosa, Victor Maranhão, Renato Silva, João Douglas, Matheus Gama e Dioguinho.
Por outro lado, outros quatro nomes foram negociados: o zagueiro Jordan, o volante Felipe Ferraz e os atacantes Neemias e Renatinho. O clube capa-preta ainda informou que, em parceria com os clubes de origem dos atletas, manteve um percentual de direitos econômicos.
No entanto, outros 15 atletas foram mantidos no elenco e seguem no clube para a Copa Espírito Santo. Os goleiros Diogo, Lucas Clalp e Peterson, os laterais Maurício Luiz e Patrick Dantas, os zagueiros Igor Caldeira, Jailson e Vitinho; os volantes Jadson e Mithian, os meias Rafinha e Kayki Laranjeiras e os atacantes Erick Rocha, João Victor e Gabriel Pettenon.
Copa Espírito Santo 2022
O Rio Branco estreia na Copa ES 2022 contra o Serra, no estádio Kleber Andrade. A data e o horário da partida ainda serão confirmadas oficialmente, mas está prevista para acontecer no dia 14 de maio, um sábado, às 15 horas.