Esportes

Com funcionamento restrito em academias, professor de Krav Maga ministra aulas online de defesa pessoal

A atividade também ajuda a superar o medo, ansiedade e insegurança, sentimentos aflorados durante a pandemia do coronavírus

Foto: Reprodução/Facebook
Marcelo Farinelli, único faixa-preta de Krav Maga no Espírito Santo

Para manter o corpo e a mente em movimento durante o período difícil vivido atualmente, por conta da pandemia do coronavírus, praticantes do Krav Maga na Grande Vitória estão tendo a oportunidade de fazer aulas virtuais.

Com o funcionamento das academias restrito, o professor Marcelo Farinelli, que é o único faixa-preta do segmento no Estado, resolveu recorrer a tecnologia para continuar ministrando as aulas.

“Começamos com o projeto há cerca de dois meses e estamos tendo um bom retorno do público. A gente tem duas aulas semanais e enviamos alguns exercícios de aquecimento. A situação que estamos vivendo é complicada, mas se você ficar sem se movimentar é ainda pior. O corpo e a mente precisam dessas atividades”, contou Farinelli.

O professor explica que o Krav Maga é uma técnica de defesa pessoal israelense que permite que qualquer pessoa, independentemente de tamanho, sexo, força física ou idade possa se defender e voltar para casa em segurança. De acordo com Farinelli, no Espírito Santo a atividade tem grande público feminino, que infelizmente, é alvo de violência diariamente.

“Cerca de 30 a 40% do nosso público é de mulheres, elas nos procuram principalmente com o objetivo de se defender de um possível agressor. Mas também temos alunos que nos procuram em busca de uma atividade física diferente, por motivos de saúde e bem estar, e acabam se apaixonando. Temos praticantes de 8 a 70 anos de idade, que mostra um quadro bem amplo e eclético”, explicou Farinelli.

Mais sobre a defesa pessoal

Foto: Divulgação

O Krav Maga também traz benefícios que ajudam seus praticantes a superar os desafios do dia-a-dia e as técnicas trabalhadas podem, inclusive, ajudar os praticantes a superarem o medo, ansiedade e insegurança, sentimentos aflorados durante o universo de incertezas trazidos pela pandemia.

Apesar de ser uma atividade física com ampla adesão em todo mundo, o Krav Maga não é considerado um esporte e não faz parte de competições. O objetivo dos praticantes é manter a integridade física e mental, sempre buscando o autocontrole.

A formação dos instrutores e professores é extremamente rigorosa. O processo passa por etapas, que incluem treinamentos físicos, instruções teóricas, além de aulas de anatomia, fisiologia e primeiros socorros.

De acordo com os especialistas, as técnicas do Krav Maga são simples, rápidas e objetivas. Os movimentos buscam atingir os pontos sensíveis e vitais do corpo do agressor, como olhos, nariz, garganta, região genital, por exemplo. Dessa maneira, a necessidade de uso da força bruta é eliminada é assim é possível igualar o forte, o fraco, o grande e o pequeno. 

Quem tiver interesse em praticar a atividade na Grande Vitória, pode entrar em contato com o professor Marcelo Farinelli pelo telefone: 27-98182-4542.