Nesta sexta-feira (5), no Honda Center, o Anaheim Ducks enfrentou o Edmonton Oilers e venceu por 4 a 3, abrindo 3-2 na série válida pela 2ª rodada da Conferência Oeste da NHL. Os Ducks chegaram a estar perdendo por 3 a 0, mas conseguiram o empate e a vitória na 2ª prorrogação.
Ao contrário do jogo anterior, Anaheim foi dominante no primeiro período, com Ryan Getzlaf criando as melhores chances de gol. O resultado de tanta pressão foi um penalty shot a favor dos Ducks, após Milan Lucic cometer holding em Getzlaf. Artilheiro de Anaheim nesta pós-temporada, Getzlaf teve a oportunidade para abrir o placar, mas com a pressão do goleiro Cam Talbot, acabou mandando o disco por cima do gol.
No segundo período, as melhores oportunidades foram dos Oilers, que abriram 3 a 0 no placar, com gols de Leon Draisaitl (15 segundos), Connor McDavid (2:55) e Drake Caggiula (12:28). Anaheim chegou a fazer um gol, com Nick Ritchie. Mas, ao rever a jogada, a arbitragem constatou que para fazer o desvio no disco, Ritchie cometeu um high stick e decidiram anular o gol.
Restavam 20 minutos de jogo para os Oilers voltarem para casa com a vitória e a vantagem na série. Mas, ninguém poderia esperar pela reação fulminante que Anaheim teve nos últimos 3 minutos e 16 segundos (inclusive, se tornando o primeiro time na história da NHL a conseguir empatar um jogo de playoff em tão pouco tempo). Ryan Getzlaf (16:44), Cam Fowler (17:19) e Rickard Rakell (19:45). O lance do gol de Rakell foi revisto, para averiguar se houve interferência no goleiro Cam Talbot. Para a alegria da torcida e insatisfação de Milan Lucic, que deu entrevista após o jogo e afirmou “não saber mais o que é uma interferência no goleiro”, a arbitragem confirmou o gol.
Vale destacar que Anaheim, durante sua reação épica, estava com o gol vazio. Isso mostra quanto risco os Ducks estavam dispostos a correr para não deixar Edmonton escapar com a vitória.
A 1ª prorrogação foi eletrizante, com chances reais de gol para as duas equipes e grandes defesas de Cam Talbot e John Gibson. Na 2ª prorrogação, prevaleceu a pressão dos Ducks, que fizeram o gol da vitória aos 6:57, com Corey Perry. A torcida de Anaheim foi ao delírio.
O jogo foi simplesmente espetacular. No total, foram 102 disparos ao gol, com o recorde de 64 tentativas de Anaheim e o recorde de 60 defesas para Cam Talbot; Edmonton teve 38 oportunidades. O defensor Andrej Sekera, dos Oilers, foi atingido por Ryan Getzlaf no primeiro período e não retornou ao jogo. Teve também Zack Kassian indo tirar satisfação com Nick Ritchie, após este atingir Kris Russell.
A partida número seis da série acontece no domingo (7), às 20h (horário de Brasília), em Edmonton. Caso vençam, os Ducks garantem a vaga na final da Conferência Oeste.