Bicampeão! O torcedor do Real Noroeste canta forte para festejar o título do Capixabão 2022 conquistado nesta quarta-feira (04). Em uma decisão disputada e de muita entrega, os merengues venceram o Vitória por 1 a 0 e garantiu o segundo troféu de sua história jogando diante de sua torcida, no José Olímpio da Rocha, em Águia Branca.
No primeiro tempo, os donos da casa começaram pressionando e logo nos primeiros minutos balançaram as redes com Ítalo. Mas a arbitragem anulou por impedimento, que não aconteceu pois o jogador veio de trás.
Porém, o erro não intimidou os merengues que foram melhores na primeira etapa, mas não transformaram as chances em gol.
Na etapa final, o alvianil voltou um pouco melhor e criou algumas oportunidades, dentre elas outro lance polêmico na partida, um possível pênalti, em que a bola teria batido no braço de Alex Pixote em falta cobrada por Edinho.
Porém, o técnico Duzinho mexeu bem na equipe e colocou Jarles Baiano para aproveitar os espaços deixados pelo Vitória apostando no contra-ataque. Assim, em decida rápida pela esquerda, Baiano avançou com liberdade e cruzou para Toni Galego empurrou para o fundo das redes fazendo valer a lei do ex.
Precisando do empate para forçar a decisão nos pênaltis, o Vitória partiu para cima do adversário. No entanto, sem criar situações claras de gol até os acréscimos, quando Marcos Vinícius recebeu ótimo passe na cara do gol e o goleiro Weide fez a defesa que garantiu o bicampeonato.
Calendário 2023
Com o título do Capixabão 2022, o Real Noroeste garantiu novamente um calendário cheio para a temporada 2023. Disputando a Série D, os merengues capixabas com o título garantiram vaga novamente na 4ª divisão nacional em 2023 e também na Copa do Brasil.
No entanto, em caso de acesso da equipe de Águia Branca para a Série C nesta temporada, a vaga para a Série D será repassada para o terceiro colocado da competição, no caso o Nova Venécia, que também disputa a 4ª divisão nesta temporada.
Caso ambos consigam os capixabas conquistem acesso, a vaga fica para o 4º lugar do campeonato, o Serra, e assim sucessivamente. O Vitória, vice-campeão Capixaba 2022, também já tem vaga garantida na Série D de 2023.