Lançado pela CBF, o Campeonato Brasileiro Feminino A-1 terá novo formato a partir deste ano. Os 16 times participantes, que antes formavam dois grupos na primeira fase, ficarão posicionados todos em um mesmo grupo e vão se enfrentar em turno único. Em outra alteração, não haverá mais o critério do gol qualificado na disputa do mata-mata.
Na primeira fase, todos os times vão se enfrentar e somente os oito melhores vão avançar à fase seguinte. As oito equipes vão disputar o mata-mata a partir das quartas de final, com jogos de ida e volta. Em caso de empate, a definição será diretamente nos pênaltis. Os quatro melhores da fase de grupos terão a vantagem de fazer o jogo da volta em casa.
Na semifinal e na final, os critérios para definir o time que mandará a partida da volta são: maior número de pontos somados em toda a competição, maior número de vitórias na soma total, maior saldo de gols em toda o torneio, também somando todas as fases. Se o empate persistir em todos os critérios, o mando será definido por sorteio.
O Brasileiro Feminino deste ano terá 16 times, sendo que 14 vieram da edição passada da competição. Estas equipes se somam a duas que obtiveram o acesso no Feminino A-2 de 2018. E os quatro últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para o Brasileiro Feminino A-2 de 2020.
O atual campeão do Brasileiro Feminino A-1 é o Corinthians, que venceu nas finais o Rio Preto e conquistou a vaga na Copa Libertadores Feminina deste ano.
Confira abaixo a lista dos times do Brasileiro Feminino A-1:
1 – Foz Cataratas/Athletico-PR
2 – Ponte Preta-SP
3 – Kindermann-SC
4 – Flamengo-RJ
5 – Iranduba-AM
6 – Ferroviária-SP
7 – Audax-SP
8 – Rio Preto-SP
9 – Santos-SP
10 – São Francisco-BA
11 – São José-SP
12 – Corinthians-SP
13 – Sport-PE
14 – Vitória-PE
15 – Vitória-BA
16 – Minas ICESP-DF