Esportes

Com protesto da arbitragem, Nova Venécia vence o Vitória e fica próximo da final do Capixabão

Leão do Norte não faz grande partida, mas é cirúrgico no ataque e leva a vantagem para o jogo da volta na próxima quarta-feira. Equipe estreia domingo na Série D

Foto: Henrique Montovanelli/FES

Apesar de apenas um ano de existência, a equipe Nova Venécia parece perto de criar uma hegemonia no futebol capixaba. Após conquistar o Capixabão Série B e Copa Espírito Santo em 2021, o Leão do Norte está próximo de mais uma decisão, a do Capixabão 2022. 

Nesta quarta-feira (13), a equipe veneciana venceu o Vitória por 2 a 1 e está a um empate de chegar a decisão. A partida foi realizada no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira.

O Vitória começou melhor a partida e fez um ótimo primeiro tempo, porém foi o Leão do Norte que abriu o placar com o artilheiro Patrick completando o cruzamento de Ian Rodriguez. Mas no último lance do primeiro tempo, Dodô apareceu na área e de cabeça deixou tudo igual.

Na etapa final, o Nova Venécia cresceu na partida e novamente voltou a ficar em vantagem no marcador. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para o zagueiro Yan girar e definir o jogo.

Protesto da arbitragem

Antes da bola rolar no estádio Salvador Costa, a equipe de arbitragem fez um movimento para protestar contra o caso de agressão do técnico Rafael Soriano à assistente Marcielly Netto do último domingo, na partida entre Nova Venécia e Desportiva.

Foto: Henrique Montovanelli/FES

O trio de arbitragem entrou com uma faixa preta escrita em branco “Respeito fora e dentro de campo”. Além disso, antes da bola rolar, todo o time de árbitros se ajoelhou no gramado. 

O juiz de campo ergueu os cartões e na beira do campo o quarto árbitro subiu a placa de substituição o número 129, em alusão ao artigo da constituição brasileira, relacionado a “ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem” com detenção, de três meses a um ano.

Foto: Henrique Montovanelli/FES

Jogo de volta

Com o resultado positivo, o Nova Venécia terá a vantagem do empate na partida de volta das semifinais do Capixabão. Por outro lado, o Vitória vai precisar vencer a equipe veneciana de qualquer forma para continuar vivo. 

Se vencer por um gol de diferença, o Alvianil leva a decisão para as penalidades. Acima de dois gols, o time da capital fica com a vaga.

O segundo e decisivo confronto das semifinais está marcado a próxima quarta-feira, dia 20, às 19 horas. A parida será jogada no estádio Zenor Pedrosa Rocha, em Nova Venécia, noroeste do Estado.

Antes da partida decisiva, o Leão do Norte tem a estreia no Campeonato Brasileiro Série D no próximo domingo, dia 17, contra o Bahia de Feira. O jogo acontece às 16 horas, no Zenor Pedrosa Rocha.