Esportes

Com time alternativo, Vasco tem 'revanche' com o Nova Iguaçu na estreia do Carioca

Vasco tenta quebrar uma sequência de oito anos sem levantar a taça do Carioca

Foto: Matheus Lima/Vasco

Após um longo tempo de espera, o Vasco, enfim, terá seus primeiros minutos em campo pelo Campeonato Carioca. Às 16h30 deste sábado, o time da capital terá pela frente o Nova Iguaçu, em partida que acontecerá em São Januário.

Detentor de 24 títulos do estadual, o Vasco tenta quebrar uma sequência de oito anos sem levantar a taça do Carioca. Além disso, terá pela frente seu algoz da última edição da competição. Em 2024, o Nova Iguaçu eliminou o time de São Januário nas semifinais, ao vencer por 1 a 0 no jogo de ida e empatar por 1 a 1 na volta.

LEIA TAMBÉM

Carioca muda linha do VAR, aumenta número de estrangeiros e tem o Troféu Zico

Fluminense anuncia a contratação do atacante uruguaio Cannobio, principal reforço para 2025

Marçal confirma que atletas do Botafogo pediram aumento nas premiações, mas nega ter sido 25%

Para a revanche, porém, o Vasco jogará com uma equipe alternativa, composta em grande maioria por atletas revelados nas categorias de base, além de nomes que estavam emprestados. O time principal deve começar a ser utilizado apenas na quarta rodada.

Autor do gol salvador que evitou o rebaixamento para a Série B do Brasileiro em 2023, o atacante Serginho está de volta após atuar pelo Criciúma por empréstimo, assim como De Lucca, que estava no Ceará, e Zé Gabriel, que defendeu o Coritiba durante parte do ano passado.

Os zagueiros Lyncon e Luiz Gustavo e os meias JP e Guilherme Estrella devem receber mais oportunidades. Os dois últimos chegaram a ser titulares em 2024, mas perderam espaço após sofrerem lesões.

“O grupo é um pouco heterogêneo, então a experiência desses mais velhos, somada à cobrança dentro de campo e ao conhecimento que já possuem para criar atalhos durante o jogo, é muito importante para que eles repassem isso aos mais jovens”, afirmou o treinador Ramon Lima, que vai ser interino. Acontece que Fábio Carille, novo técnico vascaíno, está focado nos treinamentos com os jogadores considerados principais.

Do outro lado, o Nova Iguaçu busca repetir o mesmo sucesso da última temporada quando sagrou-se vice-campeão. Os destaques do time eram Carlinhos, hoje no Flamengo, Yago Ferreira, atualmente no Fluminense, e Bill, que segue na equipe. Carlos Vitor, treinador da equipe em 2024, também continua no comando este ano.

De olho no início do torneio, a diretoria manteve no elenco os atacantes Xandinho e Lucas Cruz, remanescentes do grupo que chegou na final, e Victor Rangel, ex-Botafogo. O goleiro Pedro Zanette, destaque do Paduano na Série B1 do Carioca, é um dos reforços para 2025.

A provável escalação inicial desta ter Matheus Miranda (Pedro Zanette); Yan, Renan Arantes, Gabriel Pinheiro e Ramon; Igor Guilherme (Mayron), Sidney e Igor Lemos; Xandinho, Bill e Phillipe (Victor Rangel).