A trajetória do Jabour até o título de 2022 da Copa Vitória das Comunidades está marcada na memória de Fábio dos Anjos. Também pudera: ele foi o treinador ao longo da campanha e lembra que a equipe chegou desacreditada na competição.
“Eu assumi a equipe às vésperas da Copa das Comunidades. Nosso time entrou como patinho feio da competição e, de jogo em jogo, fomos avançando até a final e a vencemos. Fomos campeões invictos. E graças a Deus, a comunidade foi maravilhosa no apoio”, conta o treinador.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Mas a identificação de Fábio com o time começou a ser construída antes de ele assumir o comando técnico. Afinal, ele também calça as chuteiras para defender a comunidade nas competições de veteranos.
“Já estou no Jabour há muito tempo e estava jogando pela equipe sênior (atletas acima de 40 anos). O treinador antigo ficou até o fim da Copa da Paz, mas saiu. Eu, como sou ‘doente’ pelo Jabour, aceitei a chance que me foi dada e assumi a equipe”.
A dupla função de jogador sênior e treinador já seria um trabalho e tanto. Mas Fábio vai além e também é ele quem fica com os uniformes após os jogos e conta com a ajuda da esposa para lavá-los.
45 anos de dedicação ao Jabour
Mas o treinador não é o único a ter essa relação quase familiar com a equipe da Grande Goiabeiras. Paulo Gonçalves é o atual presidente do Jabour, mas a história dele com o time remonta à própria fundação da agremiação.
“Comecei a acompanhar o Jabour quando era bem novo. O clube foi fundado em 1978, por dois homens chamados Zé Roberto e Darcy, e eu vinha para o campo pra ver os caras jogando. Um dia me chamaram e eu comecei a ‘chutar bola’ com eles. Criou-se esse vínculo e até hoje estou aqui dentro”, relembra o presidente.
Em álbuns, o dirigente guarda fotografias que ajudam a contar um pouco dos 45 anos de história do Jabour Esporte Clube e exibe, orgulhoso, algumas em que aparece na escalação do time, em viagens pelo interior do estado.
Ao longo desse tempo, o campo de futebol do bairro mudou de local algumas vezes. Atualmente, fica na rua Ciro Vieira da Cunha, às margens do mangue que contorna o bairro. E é aí que, mais uma vez, o Paulo entra na história. Ele garante que foi o primeiro jogador a balançar as redes por lá.
“Foi contra o Guarani da Praia do Suá. Na inauguração do campo, tivemos uma falta a nosso favor, mais ou menos na intermediária. Eu cobrei a falta no canto esquerdo do goleiro, que não conseguiu chegar nela”, conta Paulo, que deixa a modéstia de lado ao contar onde ele acertou a bola: “Lá onde a coruja dorme!”.
Mas se o campo do bairro é conhecido por ser um local de confraternização de amigos e, claro, onde a equipe está habituada a treinar, neste ano ele não está disponível na preparação para a Copa Vitória das Comunidades. Isso porque o local está sendo reformado e a grama sintética foi retirada. Ainda assim, o presidente está confiante de que a equipe é capaz de chegar ao bicampeonato do torneio.
LEIA TAMBÉM: A bola vai rolar! Tradição e competitividade dão o tom da Copa Vitória das Comunidades
“O campo faz falta, principalmente, por causa dos gastos que temos pra treinar em outros bairros. Mas ainda assim vamos fortes em busca do bicampeonato. Temos uma rapaziada jovem chegando e também atletas mais experientes, na faixa dos 30 anos. Nos preparamos em amistosos e vamos brigar pela taça”.
Bola rola a partir de sexta-feira
O Jabour EC está no Grupo A da Copa Vitória das Comunidades. E, como é atual campeão, estreia no primeiro dia de bola rolando da competição, na sexta-feira (10). O adversário será o Meninos da Vila, que representa a comunidade do Jaburu. A partida acontece no campo da Curva da Jurema, às 19h15.
Além de Jabour e Meninos da Vila, o Grupo A tem ainda Central City, do Centro, e Grêmio do Forte São João.
Veja os Grupos da Copa Vitória das Comunidades
Grupo A
Jabour
Meninos da Vila (Jaburu)
Central City (Centro)
Grêmio do Forte São João
Grupo B
Galácticos de Sábado (Santo Antônio)
Bela Vista
Amigos do PI (Enseada do Suá)
Caçador (Maruípe)
Grupo C
Unidos de Inhanguetá/19 de Maio
Unidos de Maria Ortiz
Real Sociedad (Andorinhas)
Comercial do Bonfim
Grupo D
Bohêmios (Santo Antônio)
Cruz Azul (Bairro da Penha)
Bavi (Jesus de Nazareth)
Shacktar (São Pedro)