A diretoria do Vasco anunciou na última terça-feira a contratação do lateral Zeca, que jogou pelo Bahia na temporada passada, mas tinha vínculo com o Internacional. Junto com as chegadas do zagueiro Ernando e do meia Marquinhos Gabriel, o clube cruzmaltino já definiu a sua estratégia para o ano que terá as disputas do Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro: mesclar experiência com a juventude das categorias de base.
Essa ideia foi destacada pelo gerente de futebol, Alexandre Pássaro, que garantiu buscar o equilíbrio na montagem do elenco. A diretoria quer elevar a experiência da equipe, sobretudo em posições carentes – como são os casos da zaga, lateral e meio de campo -, e mesclar com jovens da base, que tem conquistado títulos importantes na categoria sub-20.
“Hoje, 51% do nosso elenco é formado na base. Cinco ou seis acabam indo para o jogo e nós não podemos interferir, é trabalho do treinador. O que eu entendo é que todo time tem que ser equilibrado na idade. Tem um conceito americano usado em diversos esportes que diz que 33% do elenco tem que ser de atletas mais novos, 33% um pouco mais velhos e outros mais velhos ainda. Não vamos montar time assim só, mas vamos buscar equilíbrio”, ponderou Pássaro.
Os três reforços chegam para posições carentes no elenco. Zeca pode atuar nas duas laterais, sobretudo na esquerda, que é questionada pela torcida há anos, e dependia das atuações irregulares de Henrique. Pelo lado de campo, Marquinhos Gabriel busca dar mais experiência a um setor que é recheado de meninos. Ernando, por sua vez, reforça a zaga para substituir Marcelo Alves.
“Agradeço pela oportunidade, por mais uma na minha carreira e na minha vida. Muito agradecido e ansioso para iniciar os trabalhos para ficar o mais rápido possível à disposição do professor para os grandes desafios que teremos nesse ano. Queremos colocar o Vasco onde merece estar. Prometo muito trabalho e quero colher grandes frutos”, declarou Marquinhos Gabriel, de 30 anos, ao site oficial do clube carioca.
Ernando, de 32 anos, no mesmo tom, revelou o desejo de ter sucesso na remontagem do clube já de olho em vitórias e no acesso. “Muito feliz de receber a oportunidade de vestir essa camisa tão grande. Esperamos ajudar nesse processo de reestruturação do clube. Venho com muita determinação, com muita garra, e já me coloco à disposição do treinador. Queremos um Vasco forte nesse ano para trazermos alegrias ao torcedor”.