Esportes

Comércio e repartições públicas terão horário especial nos jogos da Copa

Comércio da Grande Vitória terá horário diferenciado Foto: Divulgação

O comércio da Grande Vitória deve ter horário de atendimento diferenciado durante os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. A definição foi feita entre o Sindicato do Comércio Varejista e o Sindicato dos Empregados no Comércio da cidade. Segundo o acordo, a jornada de trabalho será alterada nos dias 12, 17 e 23 de junho, datas onde a Seleção Brasileira participa da primeira fase da competição. A medida também é válida no caso de o Brasil passar para a segunda fase de jogos.

Os estabelecimentos que fecharem nos horários de jogos podem dispensar os funcionários uma hora antes da partida e as horas não trabalhadas podem ser compensadas em até 120 dias. Ainda conforme o acordo, a medida vale para trabalhadores ativos e não se estendem aos que estiverem em férias, auxílio doença, licenças, entre outros motivos que o mantenham afastados do emprego.

O acordo não vale para supermercados, correios e bancos. Neste caso, a decisão será tomada entre os comerciantes e sindicato profissional da categoria.

Já as repartições públicas do Governo do Estado e também das prefeituras terão horário diferenciado. O período de trabalho, no entanto, ainda não foi definido. 

Bancos poderão ajustar horário de funcionamento

Os bancos poderão alterar o horário de atendimento ao público em suas agências em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Nas datas, será obrigatório o atendimento mínimo de quatro horas, sendo dispensado o cumprimento da regra em vigor, que prevê cinco horas de atendimento obrigatório e ininterrupto.

As instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central deverão, com antecedência mínima de dois dias úteis, afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias dos jogos.

Shoppings

Nos dias em que a Seleção Brasileira jogar pela Copa do Mundo, alguns shoppings da Grande Vitória funcionarão com horários diferenciados para que os funcionários possam assistir às partidas.

A maioria dos shoppings será fechada 30 minutos antes e reabertos 30 minutos depois. No caso do Brasil continuar nas próximas etapas, a abertura e fechamento também deverão seguir este padrão. Em alguns estabelecimentos, as áreas de entretenimento e as praças de alimentação também não irão funcionar.

Supermercados

De acordo com a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), os supermercados funcionarão normalmente, e serão fechados apenas 20 minutos antes das partidas do Brasil, mas após os jogos serão reabertos. Porém, o fechamento ou não dos estabelecimentos ficará por conta de cada empresa.

Correios

Os horários de funcionamento das agências dos Correios serão alterados durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. Já a Central de Atendimento dos Correios (CAC) funcionará normalmente das 7 horas às 20 horas.

Veja os principais shoppings que fecharão 30 minutos antes dos jogos do Brasil:

Vila Velha

Shopping Praia da Costa

Shopping Boulevard

Cariacica

Shopping Moxuara

Vitória

Shopping Vitória

Shopping Norte Sul

Shopping Jardins – segundo a assessoria, ainda não foi fechado um horário para os jogos

Serra

Shopping Mestre Álvaro

Shopping Montserrat

Horários dos jogos da Seleção Brasileira:

Quinta-feira (12), 17 horas – Brasil x Croácia – Paralisação: 16h30 até às 19h30

Terça-feira (17), 16 horas – Brasil x México – Paralisação: 15h30 até às 18h30

Segunda-feira (23), 17 horas – Brasil x Camarões – Paralisação: 16h30 até às 19h30