Esportes

Comitê Olímpico Russo promete reformas contra doping após atletismo ser punido

Neste domingo haverá uma reunião de emergência dos líderes da Federação Russa de Atletismo que será realizada no Ministério de Esportes do país, que é liderado por Vitaly Mutko.

Foto: Divulgação

Moscou – O Comitê Olímpico Russo prometeu neste sábado liderar esforços para reformar a Federação Russa de Atletismo, que foi suspensa pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) de todas as competições da modalidade, assim como os seus atletas, após a revelação de um escândalo de doping que envolve o país. Por causa do problema, a Rússia corre o risco de não participar dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, nesta modalidade.

Por meio de uma votação em que foi derrotada de forma massacrante, por 22 votos a 1, a IAAF suspendeu a entidade russa quatro dias depois que um relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada, da sigla em inglês) acusar o próprio governo russo de ajudar a acobertar um vasto programa de doping com seus atletas.

“O Comitê Olímpico Russo está preparado para tomar a iniciativa de reformar (a Federação Russa de Atletismo) de acordo com os requisitos da IAAF e da legislação antidoping”, afirmou o presidente da entidade olímpica russa, Alexander Zhukov, por meio de um comunicado.

Considerado um político importante na Rússia e aliado do presidente Vladimir Putin, Zhukov se manifestou dois dias depois de se reunir com o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. E neste sábado ele disse estar “convencido de que as ações do Comitê Olímpico Russo neste campo encontrarão o apoio da direção do COI, da Wada e a da IAAF”.

Neste domingo haverá uma reunião de emergência dos líderes da Federação Russa de Atletismo que será realizada no Ministério de Esportes do país, que é liderado por Vitaly Mutko. O ministro admitiu estar disposto a realizar mudanças de dirigentes na entidade para assegurar que a Rússia possa competir na Olimpíada de 2016. “Despedir a todos” seria algo aceitável, chegou a dizer a jornalistas na sexta-feira.

CAS PODE SER ACIONADA – Também neste sábado, o presidente em exercício da Federação Russa de Atletismo, Vadim Zelichenok, afirmou que a entidade poderá recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) para apelar contra a punição aplicada pela IAAF. O dirigente disse que isso poderá ocorrer se a IAAF não aceitar nenhum dos argumentos da federação russa em sua defesa contra a revelação do esquema de doping.