Hoje nós somos controlados pelo prazer imediato. Ficar dormindo debaixo do edredom quentinho é muito mais gostoso que sair para correr, nadar ou pedalar às 6h da matina no frio, certo? Depende rsrs.
A endorfina e serotonina do exercício só produzem seu efeito se você enfrentar o desconforto de sair da cama. E o condicionamento só aparece com uma rotina sistemática de treinos.
Tirar férias do esporte é importante: deixar o corpo descansar um pouco, e principalmente a cabeça. Mas ao retomar as atividades, não adianta querer voltar de onde parou e nem é essa a proposta.
Temos que começar um novo processo, de base sólida. Por isso, na volta aos treinos, trabalhar o fundamento é fundamental (por mais redundante que seja! rs). É o famoso “back to the basics” (de volta ao básico), para poder construir uma nova temporada consistente e de crescimento.
O retorno precisa ser cuidadoso. O ritmo do treino precisa ser colocado de lado aqui: dedique algumas semanas para fazer as pazes com a esporte que pratica, sem pressa. Treinos curtos e relaxados, sem metas. E em seguida vai aumentando a intensidade ou o tempo aos poucos.
Em um esquema de períodos, essa retomada seria uma transição para o início da base e tem como principal objetivo a consolidação de uma rotina de treinos. Como costumo dizer, uma das coisas mais importantes é ter consistência. Uma rotina sólida, mesmo que não transborde quilômetros, mas que seja fielmente cumprida semana após semana. Estabelecer essa rotina é um dos maiores desafios. E uma vez perdida, é duro reencontrá-la. Bons treinos!
Bora pedalar, correr ou nadar?
SIGA NO PIQUE!