Esportes

Competição brasileira de canoa havaiana em Vitória promete grandes emoções

No percurso mais disputado pelos times e atletas de elite (open), os remadores atravessam a entrada da baía de Vitória, indo até a Ilha dos Pacotes, em Vila Velha, retornando a Camburi

A competição será realizada em Vitória em função do crescimento da canoa havaiana no Estado Foto: Diego Alves

Os maiores atletas e times de canoa havaiana do Brasil estarão em Vitória, nos dias 9 e 10 de julho, para participar do Capixaba Va’a Race – 1ª etapa do Brasileiro de Canoa Havaiana (V6) e 3ª etapa do Brasileiro de Canoagem Oceânica (surfski), com percursos de até 20 km. A prova de Vitória é classificatória para o sul-americano, no Chile, e o mundial, no Tahiti.

As competições serão realizadas em Camburi, com arena armada próxima ao K1. No percurso mais longo e disputado pelos times e atletas de elite (open), os remadores atravessam a entrada da baía de Vitória, indo até a Ilha dos Pacotes, em Vila Velha, retornando a Camburi.

Além da categoria open, haverá disputas também de atletas e times de juniores (até 19 anos), masters (40 anos ou mais), super masters (50 anos ou mais) e interbase (atletas de diferentes categorias), além da paracanoagem.

Crescimento do esporte no Estado
A Associação Capixaba de Kayak e Canoa (ACKC), órgão oficial de representação da canoagem capixaba junto à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), conseguiu trazer a primeira etapa para Vitória em função do crescimento do esporte no Estado.

Segundo Thassia Marques, da ACKC, a canoagem capixaba vem ganhando projeção, com vários atletas e times se destacando em provas nacionais e até internacionais, o que justifica a realização de uma etapa do brasileiro no Estado.

“No ano passado realizamos o campeonato estadual na Curva da Jurema, com grande número de inscritos. Vamos para o segundo ano do Capixaba Va’a Race, agora uma etapa do brasileiro, com aval da CBCa, e acreditamos que essa visibilidade vai incentivar ainda mais o esporte no Estado”, disse Thassia.

As inscrições para a competição podem ser feitas aqui.

Oficina
Cauê Serra, um dos maiores nomes da canoa havaiana no Brasil, estará em Vitória no próximo final de semana (dias 25 e 26) para ministrar uma clínica com técnicas específicas de OC6, a tradicional canoa havaiana com seis remadores.

Remador de va’a há 15 anos, o atleta é pentacampeão brasileiro de V1 (canoa havaiana individual sem leme) e campeão brasileiro de OC6 . Técnico da equipe Tahoe e professor no clube Hoe Mana, em Santos/SP, Cauê já participou das maiores provas de va’a no mundo, incluindo a tradicional Moloka’i Hoe (2007), com percurso que liga as ilhas de Molokai e Oahu, no Havaí.