A temporada do futebol capixaba ainda não chegou ao fim. A Série B do Capixabão está rolando e vai definir as duas equipes que estarão disputando a elite do estadual no próximo ano. No entanto, os times representantes do futebol capixaba nas competições nacionais e regionais no ano de 2024 já estão todos definidos, após o final de semana com a final da Copa Espírito Santo, no sábado (26), e do Capixabão Feminino, no último domingo (27).
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Tricampeão estadual, o Real Noroeste é a equipe que vai disputar mais competições na temporada que vem. Os merengues capixabas garantiram, com o título do Capixabão, vagas na Série D do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde.
Após a conquista inédita da Copa Espírito Santo, o Serra também garantiu vaga na Série D e vai voltar a disputar a competição nacional após quatro anos. Já o Nova Venécia também retorna ao cenário nacional por ser vice-campeão do Capixabão e vai disputar a Copa do Brasil.
Por outro lado, o Rio Branco, vice-campeão da Copa ES pelo segundo ano seguido, disputa a Copa Verde.
Pelo feminino, o Vila Nova mais uma vez tem a chance de conseguir levar o Estado ao acesso na disputa da Série A3 do Brasileirão Feminino.
Categorias de base
Por fim, nas categorias de base, o campeão capixaba sub-20, o Nova Venécia, vai disputar a Copa do Brasil da categoria e a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que também terá a presença do vice-campeão do estadual, o Porto Vitória.
Além disso, o Porto VItória vai representar o Espírito Santo na Copa do Brasil Sub-17, por ter conquistado o Capixabão da categoria.
Confira como ficaram as vagas dos representantes do Espírito Santo nos torneios nacionais e regionais de 2024.
Série D do Brasileiro: Real Noroeste e Serra
Copa do Brasil: Real Noroeste e Nova Venécia
Copa Verde: Real Noroeste e Rio Branco
Série A3 do Brasileirão Feminino: Vila Nova
Copa São Paulo de Futebol Júnior: Nova Venécia e Porto Vitória
Copa do Brasil Sub-20: Nova Venécia
Copa do Brasil Sub-17: Porto Vitória