Após o pedido de demissão de Abel Braga, informado a diretoria do Flamengo na manhã desta quarta-feira (29), o clube mira o técnico português Jorge Jesus, que anteriormente foi cotado para comandar o Vasco da Gama e o Atlético Mineiro.
Jorge Jesus, de 64 anos, passou por clubes de menor expressão, até chegar ao Benfica em 2009, clube onde fez seu nome ganhar notoriedade na Europa.
Abel Braga pede demissão do Flamengo
Foi campeão português em três edições (2009/10, 2013/14, 2014/15), e permaneceu até 2015 no Benfica, quando aceitou a proposta do rival Sporting de Lisboa. A equipe terminou a liga com a maior pontuação da sua história e ganhou cinco clássicos, ganhando a Supertaça 2015 e a Taça da Liga Portuguesa de 2017/18.
Mesmo treinando os dois dos principais times de Portugal, ele não deixou saudades. Além de ter criado o ódio no Benfica, por trocado o time pelo rival, ele também é detestado no Sporting porque perdeu um Campeonato Português há alguns anos. Naquele ocasião, o time, com vantagem na liderança, foi perdendo rodada a rodada e, no último jogo contra o Benfica, ficou entregue em campo, sem oferecer nenhum perigo ao rival.
Seu último clube foi o Al-Hilal, da Arábia Saudita, quando chegou em 2018. Foi campeão da Supertaça da Arábia, mas foi demitido no fim de janeiro de 2019, com apenas uma derrota em sua bagagem. Saiu porque a relação estava tensa com a diretoria.
Confira os últimos trabalhos do experiente treinador:
Al Hilal – 20 jogos / 15 vitórias / 4 empates / 1 derrota
Sporting – 158 jogos / 101 vitórias / 24 empates / 33 derrotas
Benfica – 321 jogos /227 vitória s/47 empates / 47 derrotas
Braga – 47 jogos /23 vitórias / 13 empates / 11 derrotas
Abel Braga
O Flamengo não projetava uma mudança no comando técnico até a parada para Copa América. Até lá, o time irá realizar quatro partidas: Fortaleza, Fluminense e CSA, pelo Campeonato Brasileiro, e o Corinthians, na próxima terça-feira, por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Na atual temporada, Abel realizou 32 partidas, e obteve 19 vitórias, oito empates e cinco derrota, além de marcar 59 gols e sofrer 29. Com o treinador, o Rubro-Negro conquistou a Flórida Cup, a Taça Rio, o Campeonato Carioca, classificou às oitavas de final da Libertadores, venceu o primeiro jogo das oitavas da Copa do Brasil e está em sexto no Brasileirão.