Faltam 9 dias para o Desafio Internacional de Judô Brasil x Cuba, que vai acontecer no Centro Esportivo Tancredão, em Mário Cypreste, no próximo dia 20 (domingo). A contagem regressiva teve início na manhã da última quinta-feira (10), com um relógio no calçadão da praia de Camburi (na altura do quiosque 4).
O equipamento foi lançado com festa e apresentação de judocas, além da presença de Ezequiel Paraguassú, ex-judoca da seleção brasileira e do Flamengo. No currículo, ele tem duas Olimpíadas, dois Pan-Americanos e quatro títulos brasileiros. Atualmente, ele treina a garotada no Centro Olímpico do Espírito Santo (Coes).
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, destacou a importância de a capital receber o evento. “Vitória vai receber mais um evento esportivo internacional. É o esporte mostrando nossa cidade para o mundo e dando oportunidade para nossas crianças participarem diretamente do evento. Serão 800 alunos da rede municipal presentes”.
O evento, que terá entrada franca, começa cerca de duas horas antes do início dos combates, que está programado para as 14 horas. O público que comparecer ao Tancredão terá a oportunidade de participar de uma grande festa, com DJ, muita animação e distribuição de brindes.
Desafio
O desafio será disputado pelas melhores judocas dos dois países. A competição marcará a volta da técnica Yuko Fujii à beira dos tatames – Yuko estava de licença maternidade e voltou a dar treinos para seleção há menos de um mês. A equipe será formada por Raquel Silva (52kg), Manoella Costa (57kg), Erika Ferreira (63kg), Nádia Merli (70kg) e Claudirene Cezar (+78kg).
Cuba vai desembarcar em Vitória com as judocas Gretter Díaz (52kg), Anayli Hernandez (57kg), Mailin Caevajal (63kg), Olga Ramirez (70kg) e Gusmari Savigne (+78kg), com o técnico Ismael Dupotey.
As judocas da mesma categoria se enfrentam e a vencedora marca um ponto para o país. Ainda que uma das equipes marque 3 a 0, confirmando a vitória, as outras duas lutas serão realizadas.