É verdade que a Taça Guanabara não tem mais a importância que outrora possuía, mas para a torcida do Flamengo isso importa pouco. Em uma das épocas mais felizes da história do clube, os rubro-negros só querem festejar, e eles poderão comemorar mais um título neste sábado, às 18 horas, contra o Boavista, no Maracanã. Menos de uma semana após ganhar a Supercopa do Brasil, o time tentará levantar seu segundo troféu em 2020.
O Flamengo chegou à final da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca) sem muito esforço. Nas primeiras rodadas, o clube foi representado por uma equipe de garotos e os resultados foram irregulares. Quando os titulares entraram em ação, foram só vitórias, inclusive na semifinal, sobre o Fluminense. Já o Boavista, que terminou à frente dos rubro-negros em um dos grupos da fase de classificação, alcançou a decisão após derrotar o Volta Redonda no último domingo.
Como sua equipe está no meio de outra decisão, a Recopa Sul-Americana (após o empate por 2 a 2 com o Independiente del Valle, em Quito, as duas equipes vão se enfrentar de novo na próxima quarta-feira, no Maracanã), Jorge Jesus pode escalar uma formação mista neste sábado, ou mesmo reserva. O mais provável, porém, é que o português coloque em campo seu time principal.
Certo mesmo é que o Flamengo não terá contra o Boavista o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Bruno Henrique. Ambos se machucaram contra o Independiente del Valle – Rodrigo sofreu uma lesão muscular e Bruno teve um problema no joelho direito. Na zaga, existe a possibilidade de Léo Pereira fazer dupla com Gustavo Henrique, já que o ex-jogador do Athletico-PR se recuperou de uma lesão muscular. Se ele não puder jogar, o jovem Thuler será escalado.
No ataque, a briga é boa. Pedro e Pedro Rocha são os principais candidatos a substituir Bruno Henrique, mas Vitinho também tem lá as suas chances. Jorge Jesus não vai desfazer esse mistério até minutos antes da partida.
O Flamengo vai lutar neste sábado (22) por seu 22.º título da Taça Guanabara – o último, em 2018, foi conquistado justamente em uma final contra o Boavista (vitória por 2 a 0). Já a equipe de Saquarema disputará a decisão pela terceira vez. E de novo contra o Flamengo. Além da derrota de dois anos atrás, o Boavista também esteve na final de 2011, que terminou 1 a 0 para os rubro-negros.
Caso haja empate no tempo regulamentar neste sábado, o título da Taça Guanabara será decidido nos pênaltis, sem prorrogação. Quem vencer estará automaticamente classificado para a decisão do Carioca.