Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova, os dois representantes do futebol capixaba na Copa do Brasil, conheceram nesta sexta-feira (7) seus adversários na primeira fase da competição. O Capa-Preta vai encarar o Novorizontino/SP, time que foi quinto colocado na Série B do Brasileiro do ano passado e é vice-líder do Grupo C do Paulistão deste ano.
Já o Rio Branco de Venda Nova enfrenta o Amazonas, campeão da Série C em 2023. A tabela detalhada da primeira fase ainda será divulgada, mas o jogos estão previstos para os dias 19 e 26 de fevereiro.
Leia também:
Desportiva Ferroviária é a nova líder do Capixabão
Copa Verde: Rio Branco é goleado pelo Goiás e está eliminado
Craque capixaba volta à seleção brasileira depois de cinco anos
Fórmula de disputa da Copa do Brasil
A primeira fase da Copa do Brasil é disputada em jogo único. Quem vencer avança para para a segunda fase e, em caso de empate, a decisão da vaga vai para os pênaltis.
Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova serão os mandantes dos seus jogos, pois têm pior colocação no ranking de clubes da CBF.
Capa-Preta vai para sua sétima participação
Esta é a sétima participação do Rio Branco na Copa do Brasil. A primeira foi em 1999, quando caiu na primeira fase diante da Portuguesa/SP.
A última foi em 2021, quando o Rio Branco eliminou o Sampaio Corrêa na primeira fase com vitória por 2 a 1, no Kleber Andrade. Na sequência, foi eliminado pelo Vitória-BA com derrota por 2 a 0, no Barradão. Foi a melhor campanha do Capa-Preta no torneio até hoje.
Se passar pelo Novorizontino, o Rio Branco enfrenta Operário/MT ou Sport na segunda fase.
Rio Branco de Venda Nova disputa sua segunda edição
O Rio Branco de Venda Nova enfrenta o Amazonas/AM, campeão da Série C em 2023. Quem passar pega, na segunda fase, Inter de Limeira/SP ou Vila Nova/GO.
Esta é a segunda participação do “Brancão Polenteiro” na Copa do Brasil. A primeira foi em 2021, quando foi eliminado na primeira fase pelo ABC, com empate em 1 a 1 no Olímpio Perim, em Venda Nova. Naquele ano, o regulamento previa a classificação do time visitante em caso de empate na primeira fase.