Escolha do Brasil
A passagem da Copa do Mundo pelo Brasil em 2014 foi uma iniciativa da Federação Internacional de Futebol (FIFA) de levar o evento para outros continentes que não a Europa. A América do Norte recebeu o mundial em 1994, nos Estados Unidos; a Ásia, em 2002, na Coreia do Sul e Japão; e a África, em 2010, na África do Sul. Faltava a América do Sul, já que na Oceania o futebol não é muito popular.
Em 2003, ficou definido que a Copa do Mundo de 2014 seria na América do Sul. Além do Brasil, Argentina e Colômbia chegaram a se manifestar para sediar o evento, mas depois desistiram e, em 2006, o Brasil foi escolhido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) como o único candidato do continente. O anúncio do Brasil como país-sede da Copa de 2014 foi feito em 2007 pela FIFA.
Slogan da Copa
Em 29 de maio de 2012, o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 e a FIFA anunciaram o logan da Copa que será: “Juntos num só ritmo”. A frase simboliza a ideia de união de todos em torno do futebol, além da felicidade que o maior evento do futebol representa. Segundo a entidade máxima do futebol mundial, o slogan irá “influenciar no desenvolvimento de temas para eventos como as Fan Fests e as cerimônias de abertura e encerramento”.
Bola da Copa
Brazuca é o nome da bola da Copa do Mundo de Futebol 2014. O nome foi escolhido através de uma enquete (com cerca de 1 milhão de votos) e divulgado em 2 de setembro de 2012. A empresa de materiais esportivos Adidas será a responsável pela confecção da bola.
Cada Copa do Mundo recebe uma nova bola para os jogos. Ela é feita pela Adidas desde 1970, quando a empresa passou a patrocinar a Fifa. Para os jogos de 2014, não podia ser diferente.
A Brazuca tem seis painéis. Seis! Uma bola padrão de futebol tem 32 painéis, e se parece muito com a primeira bola feita pela Adidas para a Copa do Mundo, a Telstar de 1970.
Fuleco: o mascote da Copa
O mascote da copa é um tatu-bola, animal típico da caatinga, na cor amarela e com carapaça azul. Seu nome é Fuleco, que é uma combinação de Futebol e Ecologia.
Ameaçado de extinção, o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) pode ganhar mais chances ao ser conhecido pelo mundo como o mascote de um mega evento: a Copa do Mundo de Futebol do Brasil.
A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) disseram, na apresentação do mascote, que o tatu-bola, que se protege das ameaças externas se fechando em sua carapaça redonda, lembra “ligeiramente” uma bola de futebol.
O uso da tecnologia
Pela primeira vez na história da Copa do Mundo de Futebol haverá uso de tecnologia para que o árbitro possa saber se a bola entrou ou não no gol. Conhecido como GoalControl, o sistema consiste no uso de 14 câmeras de alta velocidade, instaladas na estrutura superior do estádio. A bola será monitorada em tempo real por estas câmeras e, se cruzar a linha do gol, um aviso será enviado em 0,3 segundo para o relógio do árbitro. O sistema não necessita na utilização de chip na bola. Será o fim dos erros de arbitragem em bolas que entram ou não no gol.
Informações importantes
A partida de abertura da Copa ocorrerá no Estádio do Corinthians (em construção) em São Paulo, enquanto a partida final será realizada no Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro). A partida de abertura ocorrerá em 12 de junho de 2014, enquanto a final será no dia 13 de julho de 2014. O campeonato contará com a participação das seleções nacionais de 32 países. A presidente Dilma Rousseff nomeou, em 27 de julho de 2011, Pelé como embaixador da Copa do Mundo de 2014. A seleção brasileira só jogará no estádio do Maracaná, caso chegue a final. O sorteio dos grupos da Copa do Mundo ocorreu no dia 06 de dezembro de 2013.
Jogos do Brasil na primeira fase
– 12/06, quinta, 17 horas, Arena Corinthians – São Paulo. Jogo 1 – Grupo A
Brasil x Croácia
– 17/06, terça, 16 horas, Arena Castelão – Fortaleza. Jogo 17 – Grupo A
Brasil x México
– 23/06, segunda, 17 horas, Mané Garrincha – Brasília. Jogo 33 – Grupo A
Camarões x Brasil
As cidades-sede da Copa 2014 e seus estádios
– Belo Horizonte – Estádio Mineirão
– Brasília – Estádio Mané Garrincha
– Cuiabá – Arena Pantanal
– Curitiba – Arena da Baixada
– Fortaleza – Estádio Castelão
– Manaus – Arena Amazônia
– Natal – Estádio da Dunas
– Porto Alegre – Estádio Beira Rio
– Recife – Estádio Cidade da Copa
– Rio de Janeiro – Estádio do Maracanã
– Salvador – Estádio da Fonte Nova
– São Paulo – Arena do Corinthians
Os 32 países classificados para a Copa de 2014 (lista final)
– Brasil (país-sede, classificado sem precisar disputar eliminatórias)
– Japão
– Austrália
– Irã
– Coreia do Sul
– Holanda
– Itália
– Argentina
– Estados Unidos
– Costa Rica
– Alemanha
– Bélgica
– Suíça
– Colômbia
– Espanha
– Bósnia-Herzegóvina
– Rússia
– Inglaterra
– Chile
– Equador
– Honduras
– Nigéria
– Camarões
– Costa do Marfim
– Portugal
– França
– Grécia
– Croácia
– Argélia
– Gana
– México
– Uruguai
Você sabia?
Com um gol de pênalti aos 45 minutos do segundo tempo, marcado por Keisuke Honda, o Japão empatou por 1 a 1 com a seleção da Austrália, no dia 03 de junho de 2013, em Saitama, e foi a primeira seleção classificada para a Copa do Mundo de 2014. Com o resultado, a seleção japonesa acabou chegando aos 14 pontos na liderança do Grupo B das Eliminatórias da Ásia, o que fez garantir a vaga antecipada. Curiosamente, brasileiros e japoneses fizeram o jogo de abertura da Copa das Confederações em 2013. A partida foi em Brasília, em confronto válido pelo Grupo A do torneio, que também contou com Itália e México.