A principal competição do futebol capixaba do segundo semestre está de volta! Após ter sido suspensa da temporada de 2020 por conta da gravidade da situação do Estado com a pandemia da covid-19, a Copa Espírito Santo retorna em 2021. Além disso, esta edição será especial pois terá o recorde de participantes desde a criação da Copa, em 2003. Serão 16 times em busca do título que dará vaga para os torneios nacionais de 2022.
Dessa forma, a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) divulgou nesta quinta-feira (1º) a tabela oficial da competição estadual e também apresentou o formato de disputa. A primeira rodada está marcada para o dia 11 de setembro
As equipes estão divididas em dois grupos de oito, onde os quatro primeiros avançam para as quartas de final. Os vencedores garantem vaga na semifinal e, posteriormente, à grande decisão. A final desta temporada, aliás, será realizada em partida única no estádio Kléber Andrade, em Cariacica.
O campeão da Copa Espírito Santo garante vaga em três competições em 2022: o Campeonato Brasileiro Série D, a Copa Verde e a Copa do Brasil. Vale ressaltar que na competição também não há impedimento de um clube da Série B se classificar para competições nacionais. O que vale é a competição classificatória e a validação da CBF.
Os grupos foram divididos da seguinte maneira:
GRUPO A
Rio Branco VN
G.E.L.
Rio Branco
Vilavelhense
Pinheiros
Porto Vitória
C.T.E. Colatina / Espírito Santo S.E.
Nova Venécia
GRUPO B
Desportiva Ferroviária
Real Noroeste
Aster Brasil
Serra
Forte F.C. / S.E.R. Castelense
C.A. Itapemirim
S.C. Capixaba
S.C. Brasil Capixaba