Esportes

Copa ES 2023 começa em maio valendo vagas para a Série D e Copa Verde

Competição desta temporada será disputada por 13 clubes e terá ausências importantes como do atual campeão Vitória

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A bola segue rolando para o Capixabão 2023 e nesta quinta-feira (02) terá o início da 8ª rodada do Campeonato Estadual. Porém, a Copa Espírito Santo 2023 também já bate na porta no calendário dos clubes, e tem data de início marcada para 6 de maio.

A competição deste ano terá a participação de 13 clubes, levando o campeão para a Série D do Campeonato Brasileiro e o vice-campeão para a Copa Verde, competições nacionais de 2024.

Representantes dos clubes e da FES se reuniram remotamente na tarde desta segunda-feira (27), em novo arbitral sobre o campeonato. 

Entraram na disputa: Atlético Itapemirim, GEL, Linhares, Nova Venécia, Pinheiros, Porto Vitória, Rio Branco, Rio Branco VN, Real Noroeste, São Mateus, SC Brasil Capixaba, SC Capixaba e Serra.

A fórmula de disputa será a mesma das últimas edições, modelo proposto pela FES. Os 13 times serão divididos em duas chaves – uma com sete e outra com seis -, que serão definidas por sorteio em arbitral na próxima sexta-feira (03).

Depois de turno único, quatro times de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como as semifinais. A final terá jogo único no estádio estadual Kleber Andrade, com operação e despesas a cargo da Federação.

A tabela e o regulamento serão publicados no site da FES no dia 08 de março. A Copa ES será novamente transmitida pela TVE, nos canais de TV, YouTube e Facebook da emissora.

No arbitral desta segunda-feira, o presidente da FES, Gustavo Vieira reafirmou que os estádios precisam apresentar boas condições de gramado e de instalações, como vestiários, bancos de reservas e arquibancadas, e que novas vistorias serão realizadas nesse sentido, podendo impedir a realização de jogos em locais inadequados.

A Copa ES do ano passado terminou com um clássico Vi-Rio eletrizante, no Kleber Andrade. O Vitória ficou com o título ao superar o Rio Branco AC nos pênaltis, após empate em 1 a 1. A final também ficou marcada pela primeira utilização do sistema de árbitro de vídeo (VAR) no futebol capixaba.