Pelo segundo ano consecutivo, um clássico capixaba será um dos destaques da primeira fase da Copa Verde. Em 2025, a competição regional terá um Vi-Rio já na primeira rodada eliminatória, disputada em jogo único.
Ainda não há data para a realização da partida, mas já se sabe que o mando de campo será do Vitória, time melhor colocado no ranking de clubes da CBF.
VEJA TAMBÉM:
> Qual é o melhor time capixaba no ranking nacional de clubes; veja a lista
> Conheça Lorena, a mulher que é presidente de clube de futebol no ES
> Ronaldinho Gaúcho lança curso de futebol com aulas gravadas no ES
CLÁSSICO CAPIXABA PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO
A Copa Verde de 2024 foi histórica para o futebol do Espírito Santo, com a realização do primeiro clássico capixaba da competição.
Em fevereiro deste ano, o Rio Branco venceu o Real Noroeste por 2 a 1, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, e avançou de fase. Nas oitavas de final, porém, o Capa-Preta foi eliminado pelo Vila Nova-GO com derrota por 1 a 0 fora de casa.
VITÓRIA É O MANDANTE DO CLÁSSICO
Vitória e Rio Branco enfrentariam União Rondonópolis-MT e Aparecidense-GO, respectivamente, na primeira fase da Copa Verde de 2025.
No entanto, após as desistências de Cuiabá e Atlético-GO, que já estavam classificados para a segunda fase, a CBF precisou fazer ajustes na tabela final e uma das mudanças foi colocar Vitória e Rio Branco frente a frente lá na primeira fase. Quem passar pega o Goiás na segunda fase.
O Vi-Rio terá mando de campo do Vitória, que tem melhor colocação no ranking nacional de clubes da CBF. O time alvianil é o 136º colocado, enquanto o Capa-Preta é o 186º na lista.
O QUE É A COPA VERDE
A Copa Verde é disputada desde 2014. A competição reúne equipes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, além de equipes capixabas.
A melhor campanha de uma equipe capixaba foi a do Atlético Itapemirim, vice-campeão em 2018, perdendo a final para o Paysandu. Foi o primeiro clube capixaba a disputar uma final de um campeonato a nível nacional.
Até 2024, o campeão da Copa Verde tinha vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte. Para 2025, a CBF acabou com esta orientação.