Esportes

Coritiba vence clássico marcado por protesto de atletas

Em uma partida bem disputada e com as duas equipes buscando a vitória, o Coritiba venceu neste sábado o clássico regional contra o Atlético Paranaense por 1 a 0, no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR). O resultado veio graças a um gol relâmpago de Hélder, aos 20 segundos da etapa final.

Com a vitória pela 26.ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Coritiba deixou provisoriamente a lanterna da competição, com 26 pontos, e subiu para a 19.ª colocação. Já o Atlético se manteve em 11.º lugar com 31 pontos.

Antes da partida começar, os jogadores do Coritiba entraram com uma faixa cobrando os salários atrasados pela diretoria. “Torcedor coxa-branca: você é a nossa única motivação – 3 meses com salário atrasado e promessas do presidente em vão. Lutaremos juntos até o fim”.

O JOGO – O clássico colocava em campo duas equipes em situações opostas no Brasileirão. O Coritiba, lanterna, precisava da vitória para tentar uma recuperação na tabela, mas quem tomou a iniciativa foi o Atlético Paranaense, aos 19, quando Marcelo tocou para Douglas Coutinho, que exigiu difícil defesa de Vanderlei.

O jogo era bem disputado e as duas equipes buscavam o gol. O Coritiba, porém, não conseguia finalizar ao gol de Weverton. Já o Atlético tinha maior posse de bola e, aos 22, Marcos Guilherme desperdiçou outra chance, após chutar e a bola desviar em Luccas Claro. Dois minutos depois, Joel aproveitou uma falha da defesa rubro-negra e tocou por cima do goleiro Wéverton, mas a bola subiu demais.

O jogo se mantinha equilibrado e aos 33, Marcelo perdeu nova chance para o Atlético, ao chutar para fora, sem marcação, um passe na frente do gol pela direita.

O torcedor ainda voltava para a arquibancada quando o Coritiba abriu o placar. Logo aos 20 segundos da segunda etapa, Hélder avançou na entrada da grande área e acertou um forte chute no ângulo direito de Wéverton.

Com a vantagem no placar, a equipe passou a esperar mais o Atlético e seu campo. Com as saídas de Marcelo e Douglas Coutinho do ataque, o visitante perdeu força na frente. Aos 32 minutos, Zé Love ainda perdeu nova chance de ampliar para o Coritiba, após chutar para fora um passe de Joel. No último lance de perigo, aos 44, Cleberson ainda cabeceou uma bola no travessão e quase empatou a partida.